Arte contemporânea e universidade

Reflexões sobre as influências do ambiente multidisciplinar na produção artística atual

Palavras-chave: Artes visuais, Arte contemporânea, Conceitualismo no Brasil

Resumo

Este artigo pretende levantar algumas reflexões sobre a condição atual da arte, cada vez mais próxima do ambiente universitário, e as influências que este ambiente acadêmico vem exercendo sobre a produção artística contemporânea em seu forte caráter conceitualista. A aproximação da produção artística, bem como de sua teoria imanente, com outros campos de conhecimento vem promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão que, de forma cada vez mais intensa, criam conexões inter e transdisciplinares. Embora este fenômeno nos Estados Unidos venha sendo observado desde meados do século XX, no contexto brasileiro ele começa a se tornar evidente a partir dos anos 1990 quando universidades brasileiras começam a criar linhas de pesquisa específicas voltadas para formação de artistas.

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Biografia do Autor

Italo Bruno Alves, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Regime de Dedicação Exclusiva. Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2005), Mestre em História da Arte EBA/UFRJ (1996-1998), Bacharel em Pintura (1990-1995) pela EBA/ UFRJ onde obteve Diploma de Dignidade Acadêmica Cum Laude. Pelo MEC, desde 2004, atua como Avaliador de Curso de Graduação em Artes Visuais e, desde 2010, como Avaliador Institucional; tendo sido designado para compor e coordenar comissões de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação na área de Artes Visuais. Estas designações permitiram contato com a realidade de instituições públicas e privadas, diversas situações sócio-econômicas e concepções político-pedagógicas, em diversos estados brasileiros, tanto nas capitais quanto no interior. Como artista visual, participou de exposições em instituições como a Casa Degli Artisti (Milão), Centro de Artes Hélio Oiticica, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Gustavo Capanema (Ministério da Cultura), entre outras. Professor no Ensino Superior desde 1997, ministrando disciplinas de Artes Visuais em cursos de graduação de diversas áreas, tais como: Artes, Educação Artística, Computação Gráfica, Design de Moda, Comunicação Social e Produção Cultural. Na administração acadêmica, atuou na Coordenação de Curso de Educação Artística (2000-2010), Computação Gráfica (2000-2005), Design de Moda (2008- 2010), Pós-graduação latu-sensu em História da Arte Moderna e Contemporânea (2009-2010) e, ainda, na Chefia do Departamento de Arte da UFF (2011-2014). Na atuação na UFF, além das disciplinas ministradas, destacam-se a participação nos Colegiados de Curso de Artes e Produção Cultural, nos Núcleos Docentes Estruturantes de Artes e Produção Cultural. É lider do Grupo de Pesquisa Arte-Universidade onde desenvolve pesquisa em arte contemporânea, investigando as interfaces deste binômio, tendo como alguns dos principais produtos da pesquisa, artigos científicos, publicados e apresentados em congressos de arte, tais como: Ainda sobre a educação do não-artista: Reflexões sobre uma possível iniciação à arte contemporânea por meio de não-formas e sua conceituação (XXVII CONFAEB), O kitsch depois da filosofia: Considerações sobre o kitsch, a arte contemporânea e seu ensino (III EIEIMAGEM); Arte contemporânea e universidade: Reflexões sobre as influências do ambiente multidisciplinar na produção artística atual (SCIENTIARUM X); Reflexões sobre os três paradigmas de Thierry De Duve e a formação de artistas nas universidades brasileiras (XII ENECULT), entre outros.

Referências

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Publicado
2017-11-06
Como Citar
Alves, I. B. (2017). Arte contemporânea e universidade. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 6. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.152
Seção
Educação, Cultura e Cidadania