Abordagem histórico-experimental da eletricidade e eletromagnetismo em aulas de Química no Ensino Médio

Resumen

Neste trabalho apresenta-se uma sequência didática (SD) sobre eletricidade e eletromagnetismo aplicada a alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Tecnologia de São Gonçalo. Esta SD foi elaborada de modo a incluir aspectos históricos no desenvolvimento desta área do conhecimento, além de vídeos e experimentos. Os alunos indicaram ter aprovado a aula, ficando motivados pela dinâmica realizada e, segundo os mapas mentais que confeccionaram após a aula, é possível dizer que vários conteúdos foram aprendidos por eles.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ).

Antonio da Silva Florencio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

 

 

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do CEEQuim/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/ UFRJ). Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ). E-mail: pris-martinhon@hotmail.com.

Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ); Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA). E-mail: sousa@iq.ufrj.br.

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química (IQ/ UERJ). Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Química da UERJ (PPGQ/ UERJ); Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ). E-mail: angela.sanches.rocha@gmail.com.

Citas

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

BACHELARD, G. Formação do Espírito Científico. São Paulo, 1996.

BUZAN, T. Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.

CHASSOT, A. I. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola n. 1, p. 20 1995.

DOS SANTOS, S. R. L.; DA SILVA, F. L. A.; MELO, L; G. G.; SANTANA, D. O. História da eletricidade e suas aplicações atendendo ao ensino de física. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, p. 224, ago. 2004.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n.3, p. 198, 2009.

OKI, M. DA C. M., MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: Contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.

TONIDANDEL, D. A.; DE ARAÚJO, A. E. A.; BOAVENTURA, W. C. História da Eletricidade e do Magnetismo: da Antiguidade à Idade Média. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, p. e4602, 2018.

TORT, A.C. Dois problemas práticos de Eletricidade Vitoriana e sua discussão no ensino secundário e universitário. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, 2304, 2009.
Publicado
2019-12-13
Cómo citar
Pereira, J., da Silva Florencio, A., Tamiasso-Martinhon, P., Sousa, C., & Sanches Rocha, A. (2019). Abordagem histórico-experimental da eletricidade e eletromagnetismo em aulas de Química no Ensino Médio. Revista Scientiarum Historia, 2, 11. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.99
Sección
Ciência, Tecnologia e Sociedade