Pensamento narratológico como epísteme da linguagem código lógico-sistêmica
Resumen
Analisamos o pensamento narratológico como correlato do constructos lógico matemáticos evidenciáveis a partir de jogos inteligentes. Propomos a psicomotricidade articulada à literatura como forma de criar um ambiente ativo de expressão oral, corporal e psíquica para o desenvolvimento integral cognitivo-afetivo da criança. Uma equipe interdisciplinar aplicou dois jogos inteligentes em estudantes do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ, e confirmamos a necessidade de tal proposta para habilitar o pensamento narrativo lógico-sistêmico e com isso formar cidadãos críticos que participem plenamente de uma sociedade letrada.
Descargas
Citas
ALMEIDA, G.P. Teoria e Prática em Psicomotricidade jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
AUCOUTURIER, B. O Método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. Aparecida SP, Ideias & Letras, 2007. p.318.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997.
FARIAS, G.B. Relação mútua entre elementos da criatividade e competência em informação, Inf. & Soc.:Est.,
João Pessoa, v.28, n.2, p. 49-62, maio/ago. 2018. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/73d6/61614624129ac42fb39178b85c1b298e3720.pdf.
Acesso em: 16 nov. 2019.
GANCHO, C. V. Como Analisar narrativas. Ática, 1991.
GUILFORD, J.P. Creativity. American Psychologist, v. 5, n. 9, p. 444–454, 1950. ___________. The nature of human intelligence. McGraw-Hill, 1967.
LEBOVICI, S.; DIATKINE, R. Significado e Função do Brinquedo na Criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985, p,12.
LIMA, A.; CATELLI, R. Jr. INAF Brasil 2018, Resultados preliminares. Instituto Paulo Montenegro, ação social do IBOPE, 2018. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf. Acesso em: 16 nov. 2019.
MARQUES, C.V.M.; TOLLA, C. E.; MOTTA,C.; VRABL, S.; LAPOLLI, F.; ÂNGELO, L.; DAFLON, L..Avaliação de crianças deficientes visuais através de jogos neuropedagógicos. Revista Brasileira de Computação Aplicada v.2, n.1 p.28-40. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307705491_Avaliacao_de_Criancas_Deficientes_Visuais_atraves_de_
Jogos_Neuropedagogicos. Acesso em: 15 nov. 2019.
____. EICA - estruturas internas cognitivas aprendentes: Um modelo neuro-computacional instanciando o sistema pessoa em espaços dimensionais, Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2017.
____. Game Inteligente: conceito e aplicação, SJEEC, XIII seminário, 2015. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/sjec/article/view/1255/864. Acesso em: 18 nov. 2019.
MAURANO, L.M.S; HENNING, L.M.P. O pensamento reflexivo e a formação de pesquisadores em educação. Revista online do GT de Pragmatismo, ano VI, nº 3, 2015 [p. 27/46]. Disponível em: http://gtpragmatismo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/3-Laura-Maurano-2015-ARTIGO-Redescricoes-Enviado-11.12.2015.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.
PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. Guanabara, 1987.
PAGNI, P.A. (2009). Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno. Educação e filosofia, 23(46), 169-188. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/dimensao-estetica-linguagem-e-comunicacao-na-experiencia-educativa-divergencias. Acesso em: 18 nov. 2019.
OLIVEIRA, R.C. Corpo e cultura: um olhar a partir do pensamento complexo de Edgar Morin. Scientiarum Historia XI, 2018. Disponível em: https://www.2018.sh.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1539731837_ARQUIVO_ScientiarumXI2018.pdf. Acesso em: 21 nov. 2019.
SEMINÉRIO, F.L.P. Infra-estrutura da cognição (II): linguagens e canais morfogenéticos.- Rio de Janeiro: FGV, ISOP, 1985. (Cadernos do ISOP; 8).
SEMINÉRIO, F.L.P. Elaboração dirigida: um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da cognição humana. Rio de Janeiro, ISOP, 1987. (Cadernos do ISOP; 10).
SHIMAMURA, A.; METCALFE, J. Metacognition: Knowing about Knowing. Cambridge: Massachusset Institute of Tecnology, 1992.
VAN DIJK, T. La ciencia del texto: un enfoque interdiciplinario. Barcelona/ Buenos Aires: Ediciones Paidós, 1978.
XAVIER, J.F.J. A psicogenética: demarcando os processos da vida. Tremembé, SP: VespeR Editora, 2004.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.