A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/78
Resumen
Resgatamos a importância do Prof. Pierre Lucie (1917 – 1985) na busca de um ensino de Física altamente contextualizado histórico e socialmente, crítico e com muitas interfaces. Destacamos neste artigo a participação do eminente Professor na reformulação da grade curricular e ementa dos cursos de graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, São Paulo, entre os anos de 1976/78. Suas contribuições foram relevantes e impactaram a formação de vários cientistas, com reflexos até os dias atuais. Nosso estudo baseou-se em uma revisão integrativa onde analisamos o processo de contratação de Lucie pela universidade e acessamos sua carta de recomendação para fazer parte da equipe docente da instituição, o relatório inicial de trabalho a ser desenvolvido bem como os relatórios de acompanhamento da implementação da nova grade curricular, além de fontes secundárias e relatos de pessoas que conviveram com Pierre Lucie. Este trabalho não trata diretamente de História das Ciências no contexto do eminente Professor, mas pretende refletir com muita fidelidade a visão e a postura de Lucie na sua incessante luta para elevar o ensino, superando a mera transmissão de conteúdo e resolução de problemas.
Descargas
Citas
BARROS, Suzana Souza; ELIA, Marcos. Pierre Luci – Professor e Educador de Cientistas, Biografia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
BARROSO, Fábio F. et al. Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie. Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 40, n. 2, e2501, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF2017-0120 Acesso em 14 jul 2022 Epub 04 Set 2017. ISSN 1806-9126.
BARROSO, Fábio Ferreira et al. CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PIERRE HENRI LUCIE AO ENSINO DA FÍSICA NO BRASIL: UMA INTRODUÇÃO. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina (MG) Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2022/516390-CONTRIBUICOES-DO-PROFESSORPIERRE-HENRI-LUCIE-AO-ENSINO-DA-FISICA-NO-BRASIL--UMA-INTRODUCAO Acesso em 23 out 2022 02:01
BEZERRA, Evaldo Victor Lima, O Livro Didático de Pierre Lucie. Trabalho de Conclusão de Curso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016.
FACULDADES CATÓLICAS. Anuário de 1940-65. Rio de Janeiro, s.d. Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
QUEIROZ, M. N. A, HOSOUME, Y. Ensino de no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Natal, 2016.
NOBRE, Bruno e Videira, Antônio Augusto Passos. “Mas seja tudo pelo bem da física”: aspectos da trajetória científica de Francisco Xavier Roser, SJ (1904-1967). Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 40, n. 2, e2601, 2018. Acesso em 14 julho 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0205 Epub 28 Set 2017. ISSN 1806-9126.
PENA, Fábio Luís Alves. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro.
Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 34, n. 1, 1701, 2012. Acesso em 14 jul 2022, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000100016 Epub 16 maio 2012. ISSN 1806-9126.
Pierre Lucie In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Simpósio Nacional Sobre o Ensino de Física. Salvador, Boletim n.4, p. 6871, 1970.
Derechos de autor 2024 Revista Scientiarum Historia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.