A filosofia de Thomas Kuhn e suas implicações para o ensino de Física

Resumen

Neste artigo buscamos mostrar que a História da Ciência pode tornar-se um importante recurso pedagógico para o ensino de Física frente às mudanças curriculares e estruturais que o sistema educacional brasileiro está sofrendo. Em especial, pretendemos mostrar também que as ideias do filósofo da ciência Thomas Kuhn podem ser aplicadas ao ensino de Física contribuindo para a aprendizagem dos alunos e modificando a visão do professor sobre as suas metodologias. Realizamos então uma busca de trabalhos e teses que apresentavam propostas de ensino de Física cuja filosofia kuhniana servia de base. Destacamos alguns desses trabalhos, dos quais analisamos a clareza da proposta didática, a viabilidade de aplicação e os possíveis benefícios pedagógicos.  Esperamos com este trabalho contribuir para a área de Ensino de Física e incentivar mais estudos sobre a epistemologia de Kuhn aplicada à educação.

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Biografía del autor/a

Francisco de Assis Lima de Souza Junior, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Francisco de Assis Lima de Sousa Junior, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Pós-graduação em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica da UFRJ (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor docente I do Colégio Estadual Embaixador Dias Carneiro e Técnico Administrativo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursando o Doutorado no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Celia R. Sousa, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE – UFRJ. Pesquisadora/professora do Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora permanente do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia HCTE/UFRJ, Professora do PROFQUI/UFRJ, coordenadora junto ao Consórcio CEDERJ-UFRJ. 

Maira Monteiro Fróes, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monteiro Fróes is associate professor at Federal University of Rio de Janeiro. Dr. Fróes holds MSci and PhD in Biological Sciences (Biophysics) at Federal University of Rio de Janeiro, complemented at Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, New York, and a postdoctoral experience at Collége de France. She leads investigations in basic experimental science, covering biophysics and systems neuroscience, and its applications to the interface of the contemporary arts and an emerging experimental neuroepistemology. 

Priscila Tamiasso Martinhon, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química (1997), Licenciatura em Química (1997) e Complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques – LISE (2005-2008). Atualmente é professora do Instituto de Química, e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes da Silva, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na cadeira de História da Educação (2012). Realizou Pós-Doutorado em História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd/UERJ (2010/2012), na modalidade PNPD/FAPERJ. Doutora em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com concentração na linha de pesquisa Política e Cultura (2009). Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1989). Atualmente, é professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui), no Instituto de Química - IQ/UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas - GPED/UERJ, é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos - NEIP, da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - ABRAMD, da Associação Nacional de História - ANPUH. Atualmente, coordena, juntamente com o prof. Dr. Francisco Coelho, o GT Educação e Drogas, do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte - GIEESA/UFRJ/UERJ, coordenado pela profa. Célia Sousa IQ/UFRJ e o Núcleo Abramd Educação Rio de Janeiro.

Grazieli Simões, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Química Com Atribuição Tecnológica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado sanduíche no Síncrotron francês Soleil (2012). Professora contratada no IUT dOrsay - Université Paris-Sud nos anos de 2014 a 2016. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia de fotoabsorção de camada interna, espectroscopia de fotoelétrons, danos causados por radiação ionizante em biomoléculas, polímeros e compostos sulfurados. Usuária do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron desde 2008 e do Síncrotron Francês Soleil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Físico-Química da UFRJ e Coordenadora da disciplina de Química XI do curso de licenciatura em Química da UFRJ, modalidade EAD (CEDERJ) desde 2017. Atua no Curso de Especialização em Ensino de Química (CEEQim - IQ/UFRJ) e no Programa de Pós Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) na área de História e Filosofia das Ciências Naturais e da Matemática.

Citas

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Publicado
2024-04-04
Cómo citar
Lima de Souza Junior, F. de A., Sousa, C. R., Monteiro Fróes, M., Tamiasso Martinhon, P., Silva, M. de L. da, & Simões, G. (2024). A filosofia de Thomas Kuhn e suas implicações para o ensino de Física. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e397. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.397
Sección
História e Filosofia das Ciências e da Matemática