Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações
Resumen
No presente trabalho é apresentada uma breve história sobre o uso de jogos como ferramenta educativa, bem como um relato de experiências de atividades elaboradas, sob a forma de oficina em turmas de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Ernani Faria, localizado em São Gonçalo/RJ em maio de 2019. As atividades matemáticas construídas contemplaram as operações fundamentais com números inteiros a fim de minimizar as deficiências trazidas pelos alunos. Foi possível verificar que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica foi efetivo, bem como contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança nos educandos, uma vez que foi observada uma maior participação nas aulas de Matemática que necessitavam das operações de números inteiros, com significativa redução dos erros cometidos.
Descargas
Citas
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Fundamental – Terceiro e Quartos Ciclos. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em:
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum - Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em:
CASTRO, E.R. Considerações históricas dos jogos no âmbito educacional. Ceará, 2011. Disponível em:
GARCÍA, R. M.; VAIANO, A.Z.; GERVAZONI, E.S.M. Um enfoque pedagógico da Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Clube dos Autores, 2018.
KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil-Jogo, Brinquedo e a Brincadeira. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação Teórica Prática, v. 2, p.191-208, 2002.
MENDES, I.A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.
MENEZES, G.P.L. A importância dos jogos na produção de texto. Só Pedagogia. [S.I.], 2017. Disponível em:
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1988.
ROUSSEAU, J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I; CÂNDIDO, P. Jogos de matemática. De 1o ao 5o ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.