Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações

Resumen

No presente trabalho é apresentada uma breve história sobre o uso de jogos como ferramenta educativa, bem como um relato de experiências de atividades elaboradas, sob a forma de oficina em turmas de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Ernani Faria, localizado em São Gonçalo/RJ em maio de 2019. As atividades matemáticas construídas contemplaram as operações fundamentais com números inteiros a fim de minimizar as deficiências trazidas pelos alunos. Foi possível verificar que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica foi efetivo, bem como contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança nos educandos, uma vez que foi observada uma maior participação nas aulas de Matemática que necessitavam das operações de números inteiros, com significativa redução dos erros cometidos.

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Biografía del autor/a

Rosa García Márquez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Marcelle Rodrigues Barbosa , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática FFP- UERJ

Rodrigo Stoduto Salabert da Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciado em Matemática FFP - UERJ

Citas

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Publicado
2019-12-12
Cómo citar
Zander Vaiano, A., García Márquez, R., Rodrigues Barbosa , M., & Stoduto Salabert da Silva, R. (2019). Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.33
Sección
História e Filosofia das Ciências e da Matemática