A Matemática através da resolução de problemas: uma experiência na Seeduc-RJ
Resumen
O objetivo deste trabalho é abordar algumas concepções acerca da Resolução de Problemas, em especial, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Analisamos a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM), lançada pela SEEDUC em 2012, apresentando a visão da Secretaria e a de um grupo de professores pertencentes à rede estadual de ensino. Para isso, foi discutido o documento da secretaria que norteia a implantação da disciplina RPM e foi realizada uma breve pesquisa de perfil e opinião com esse grupo de professores.
Descargas
Citas
BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2011.
MENDONÇA, M. C. D. Problematização: Um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. 1993. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
OCDE. Organização de cooperação e de desenvolvimento econômico. Programme for International Student Assessment (PISA). Results from PISA 2015. 2016. Disponível em: < http://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Brazil-PRT.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.
ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C.(Orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em:
Acesso em: 29 abr. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Resolução Seeduc N 4843 de 03.12.2012 - Diretrizes Implantação Matrizes Curric. Educação Basica. Rio de Janeiro: SEEDUC, 2012.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.