Uma análise semiótica do canibalismo Tupinambá

Keywords: History of Science, Semiotics, Tupinambá Cannibalism

Abstract

The essay provides a historical reconstruction of cannibalism as a practice amongst the Tupinambá, whilst contemplating the impact of these rituals upon the European imagination. The practice has been profoundly examined and better comprehended, no longer being merely associated with sustenance, but chiefly with rituals tied to warfare and retribution. The ritual sacrifice of the foe represented the pinnacle within a complex web of procedures. Anthropophagy served as a means to ensure the perpetuation of the life cycle, reincorporating the enemy into the community and seeking to restore balance following disputes. Peirce's semiotics is employed to scrutinize such facets of the Tupinambá ritualistic practice, highlighting its temporal dimension and its nexus with revenge. This semiotic examination elucidates how the interplay of signs reconfigures the manner in which events are construed, highlighting the significance of the "perceptive flow" as a theoretical category in understanding Tupinambá cosmogony.

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Author Biographies

Miguel Arcanjo-Filho, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ-HCTE. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ, modalidade Ensino de Física com Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Atualmente é professor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro ISERJ-FAETEC e do Colégio de São Bento CSB. Encontra-se envolvido em projetos relacionados com a elaboração de materiais didáticos para Laboratórios de Física, divulgação científica e História e Filosofia da Ciência com ênfase na História da Ciência no Brasil. É também co-autor da coleção Tempo de Ciências da Editora do Brasil.

Maira Monteiro Fóes, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monteiro Fróes is associate professor at Federal University of Rio de Janeiro. Dr. Fróes holds MSci and PhD in Biological Sciences (Biophysics) at Federal University of Rio de Janeiro, complemented at Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, New York, and a postdoctoral experience at Collége de France. She leads investigations in basic experimental science, covering biophysics and systems neuroscience, and its applications to the interface of the contemporary arts and an emerging experimental neuroepistemology. 

Waldmir Nascimento de Araújo Neto, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Engenharia Química (1994) e Licenciatura Plena em Química (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2002). É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009), membro do Lapeq – Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química e Tecnologias Educacionais e do NAPIEC – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Inovação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-CAPES) da UFRJ e membro do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFRJ, colaborador junto ao Laboratório Didático de Química – LaDQuim da UFRJ, e Lider do Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química – Leseq, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Química (PQGu) do IQ-UFRJ. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (FRJ) e no Programa interunidades e interdisicplinar de Pós-grdauação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais na área de Ensino de Química. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, atua principalmente nos temas: Semiótica e Representação, Filosofia da Química, Conteúdos Didáticos e Processos Inovadores em Ensino para Tecnologias Móveis, Teoria Estrutural e Valência na Química. É membro da Associação Nórdica de Estudos Semióticos (NASS) e da Sociedade Internacional de Filosofia da Química (ISPC).

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Published
2024-12-10
How to Cite
Arcanjo-Filho, M., Monteiro Fóes, M., & Nascimento de Araújo Neto, W. (2024). Uma análise semiótica do canibalismo Tupinambá. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), e455. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.455
Section
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente