Tramas em complexidade
a história de uma estação de jogos
Resumo
A história do primeiro console da Sony, o Playstation, esteve envolta nos mais diversos tipos de situações imagináveis. Tramas e narrativas complexas, através de sonhadas parcerias com diversos atores da indústria mundial de videogames que, por fim, foram negadas por receio, dúvida e desdém. As adversidades encontradas nesta história serviram de combustível para o console da multinacional nipônica não tão somente pudesse ver a luz do dia, como acabaram criando um monstro comercial criado por seus próprios rivais, que mudaria muitos aspectos no mercado mundial de jogos eletrônicos.
Downloads
Referências
Angus, Jeffrey. InfoWorld. CD -R; out of the oven and piping hot, v. 26, n. 23, p. 120, 6 jun. 1994.
Anselmo, Luciana. Blast from the Trash: A trilogia Zelda do CD-i. 2 fev. 2013. GameBlast. Disponível em: https://www.gameblast.com.br/2013/02/blast-from-trash-trilogia-zelda-do-cd-i.html. Acesso em: 29 jun. 2022.
BBC NEWS. Compact disc hits 25th birthday. 17 ago. 2007. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6950845.stm. Acesso em: 22 jun. 2022.
Borba, Álvaro; Lesnovski, Ana. Canal Meteoro Brasil - Jogado no Brasil: Quando aprendemos a jogar Videogame. Jogado no Brasil: Quando Aprendemos a jogar Videogame. Curitiba: Canal Meteoro Brasil, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ezgiq6vjCb0. Acesso em: 26 ago. 2021.
Borba, Álvaro; Lesnovski, Ana. Canal Meteoro Brasil: PlayStation - Jogado no Brasil #03. Jogado no Brasil: Quando Aprendemos a jogar Videogame. Curitiba: Canal Meteoro Brasil, 31 mar. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SWBnZmTpV20. Acesso em: 28 ago. 2021.
Bryant, Adam. COMPANY NEWS; Sega Links With Sony to Make CD Video Games. The New York Times, New York, , seç. Section D - Business, p. 1, 21 maio 1992. .
CANAL ANTHONY P. E3 1995. Los Angeles: [s. n.], 29 jan. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Op5EkC7GbxQ. Acesso em: 6 jul. 2022.
CANALTECH. Sem E3, a gente ainda precisa de eventos de games? - Podcasts - Canaltech. Porta 101. Santo André: [s. n.], 27 jun. 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/podcast/porta-101/sem-e3-a-gente-ainda-precisa-de-eventos-de-games-3923/. Acesso em: 5 jul. 2022.
Carbayeda, Rafael. El CD-ROM de Super Nintendo. 28 set. 2007. ion litio. Disponível em: https://www.ionlitio.com/el-cd-rom-de-super-nintendo/. Acesso em: 28 jun. 2022.
ENGADGET. We Turned on the “Nintendo PlayStation” - YouTube. 6 nov. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o9ThTxiqx30&t=216s. Acesso em: 29 jun. 2022.
Felipe, Gregory. A história do PlayStation - Uma soberania absoluta. 22 mar. 2021. Oficina da Net. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/games/35742-a-historia-do-playstation. Acesso em: 21 jun. 2022.
Ferreira, Thiago de Melo. PIRATARIA: COMO O VIDEOGAME FOI JOGADO NO BRASIL. 2022. 132 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/docs/dissertacoes/2022/thiago_melo_ferreira_hcte_2022.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
Guerra, Rodrigo. “Two ninety nine”: as três palavras que destruíram o Saturno. 7 jun. 2021. The Enemy. Disponível em: https://www.theenemy.com.br/retro/e3-sega-saturn-playstation. Acesso em: 7 jul. 2022.
Harris, Blake J. A Guerra dos Consoles - Sega, Nintendo e A Batalha Que Definiu Uma Geração. 1. ed. Rio de Janeiro: Instrínseca, 2015. v. 1, (1, 1).
Kalinske, Tom. Tom Kalinske: Building Gaming and Entertainment Companies. [S. l.: s. n.], 11 jan. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Kr7_lJ7J6T8. Acesso em: 30 jun. 2022.
Lai, Richard. We turned on the Nintendo PlayStation: It’s real and it works. 6 nov. 2015. Engadget. Disponível em: https://www.engadget.com/2015-11-06-nintendo-playstation-is-real-and-it-works.html. Acesso em: 29 jun. 2022.
Lemes, Daniel. A história do Philips CD-i. 28 jan. 2014. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/historia-dos-videogames-philips-cd-i/. Acesso em: 29 jun. 2022.
Lemes, Daniel. A história do PlayStation. 14 mar. 2015. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/historia-do-playstation-console/. Acesso em: 30 jun. 2022.
Lemes, Daniel. A história do Sega Saturn - introdução. 1 jul. 2018a. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/historia-do-sega-saturn/. Acesso em: 4 jul. 2022.
Lemes, Daniel. A história do Sega Saturn - parte 2. 1 jul. 2018b. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/a-historia-do-sega-saturn-parte-2/. Acesso em: 5 jul. 2022.
Lemes, Daniel. A história do Sega Saturn - parte 3. 1 jul. 2018c. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/a-historia-do-sega-saturn-parte-3/. Acesso em: 6 jul. 2022.
Lemes, Daniel. A história do Sega Saturn - parte 5 (final). 1 jul. 2018d. Memória BIT. Disponível em: https://www.memoriabit.com.br/a-historia-do-sega-saturn-parte-5-final/. Acesso em: 6 jul. 2022.
MAD BROS MEDIA. Mad Bros Media: INTERVIEW WITH TERRY DIEBOLD Nintendo/Playstation Console. [S. l.: s. n.], 25 jul. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GJugTTG6VSY. Acesso em: 29 jun. 2022.
Mistrello, Lucas Palma. P. SNES CD e o início de uma rivalidade histórica. 20 maio 2015. Nintendo Blast. Disponível em: https://www.nintendoblast.com.br/2015/05/fail-snes-cd-inicio-rivalidade.html. Acesso em: 15 jun. 2022.
Monteiro, Rafael. Nintendo PlayStation é vendido por mais de R$ 1 milhão e quebra recorde. 10 mar. 2020. TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/nintendo-playstation-e-vendido-por-mais-de-r-1-milhao-e-quebra-recorde.ghtml. Acesso em: 29 jun. 2022.
Moté, Wallace. SONY: conheça a história da gigante nipônica desde a sua fundação - TudoCelular.com. 17 out. 2014. Disponível em: https://www.tudocelular.com/sony/noticias/n44015/sony-historia.html. Acesso em: 21 jun. 2022.
Oliveira, Matheus Senna de. Cartuchos x Discos: uma eterna disputa no mundo dos games. 25 maio 2018. GameBlast. Disponível em: https://www.gameblast.com.br/2018/05/cartuchos-discos-eterna-disputa.html. Acesso em: 15 jun. 2022.
Oliveira, Jones. A História dos Vídeo Games #22: o filho prodígio da Sony, o PlayStation. 2 abr. 2011. Nintendo Blast. Disponível em: https://www.nintendoblast.com.br/2011/04/historia-dos-video-games-22-o-filho.html. Acesso em: 22 jun. 2022.
Peixoto, Marcelo M. “D2”. Marcelo D2 - Loadeando (Video Clip). [S. l.]: Vevo, 24 out. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BqT8q-IA4Fo. Acesso em: 5 jul. 2022.
Pinheiro, Jessica. Nintendo PlayStation: a parceria promissora que deu muito errado - e muito certo. 28 nov. 2019. The Enemy. Disponível em: https://www.theenemy.com.br/playstation/a-historia-do-prototipo-nintendo-playstation. Acesso em: 28 jun. 2022.
Pohlmann, Ken C. Principles of Digital Audio, Sixth Edition. 6a edição. New York: McGraw-Hill/Tab Electronics, 2010.
Reilly, William. Overvuew of Compact Disc Standards, Including CD-ROm, Cd Write One, and Photo CD. Proceedings of the 5th Annual Federal Depository Library Conference, n. 5, p. 150, 15 abr. 1996. .
Reva, João Gustavo. Sony: como um “cão rejeitado” pela SEGA e Nintendo virou um gigante gamer. 26 jul. 2013. Tecmundo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/sony/42476-sony-como-um-cao-rejeitado-pela-sega-e-nintendo-virou-um-gigante-gamer.htm. Acesso em: 21 jun. 2022.
SONY GROUP CORPORATION. Genryu : Sony 50th Anniversary. First edition. [S. l.]: Sony Corporation, 1996.
SONY GROUP CORPORATION. Sony Group Portal - Sony History. 2022a. Disponível em: https://www.sony.com/en/SonyInfo/CorporateInfo/History/SonyHistory/. Acesso em: 21 jun. 2022.
SONY GROUP CORPORATION. Sony Group Portal - Sony History Chapter1 Rebuilding from the Ashes. 2022b. Disponível em: https://www.sony.com/en/SonyInfo/CorporateInfo/History/SonyHistory/1-01.html. Acesso em: 21 jun. 2022.
STORY MODE. VOCÊ LEMBRA DA SONY IMAGESOFT? | Story Mode #17. [S. l.: s. n.], 16 jan. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=of4B4JoXot8. Acesso em: 7 abr. 2022.
Surhone, Lambert. M.; Tennoe, Mariam T.; Henssonow, Susan F. (Orgs.). CD-ROM XA. [S. l.]: Betascript Publishing, 2010.
WIKIPEDIA. Compact Disc and DVD copy protection. In: Wikipedia. [S. l.: s. n.], 29 jan. 2021. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Compact_Disc_and_DVD_copy_protection&oldid=1003563210. Acesso em: 27 jun. 2022.
WIKIPEDIA. List of Compact Disc and DVD copy protection schemes. In: Wikipedia. [S. l.: s. n.], 12 mar. 2022a. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=List_of_Compact_Disc_and_DVD_copy_protection_schemes&oldid=1076740961. Acesso em: 27 jun. 2022.
WIKIPEDIA. Sony Imagesoft. In: Wikipedia. [S. l.: s. n.], 23 mar. 2022b. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sony_Imagesoft&oldid=1078787091. Acesso em: 22 jun. 2022.
ZERO QUATRO MEDIA. Stefano Arnhold [parte 2]: A parceria entre a TecToy e Sega do Japão [ZeroQuatroMidia]. Modo Co-Op. [S. l.: s. n.], 28 jul. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lRhVLPpUTqA. Acesso em: 4 set. 2019.
Copyright (c) 2025 Revista Scientiarum Historia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.