A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/78

Palavras-chave: Pierre Henri Lucie, Instituto de Física Gleb Watagin, História e Ensino, Física no Brasil

Resumo

Resgatamos a importância do Prof. Pierre Lucie (1917 – 1985) na busca de um ensino de Física altamente contextualizado histórico e socialmente, crítico e com muitas interfaces. Destacamos neste artigo a participação do eminente Professor na reformulação da grade curricular e ementa dos cursos de graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, São Paulo, entre os anos de 1976/78.  Suas contribuições foram relevantes e impactaram a formação de vários cientistas, com reflexos até os dias atuais. Nosso estudo baseou-se em uma revisão integrativa onde analisamos o processo de contratação de Lucie pela universidade e acessamos sua carta de recomendação para fazer parte da equipe docente da instituição, o relatório inicial de trabalho a ser desenvolvido bem como os relatórios de acompanhamento da implementação da nova grade curricular, além de fontes secundárias e relatos de pessoas que conviveram com Pierre Lucie. Este trabalho não trata diretamente de História das Ciências no contexto do eminente Professor, mas pretende refletir com muita fidelidade a visão e a postura de Lucie na sua incessante luta para elevar o ensino, superando a mera transmissão de conteúdo e resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Fabio Ferreira Barroso, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho - RJ (2012) e MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2014) e Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Ciências Exatas da UFF (2016). Atualmente é professor docente I - Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro. Cursando doutorado no programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na UFRJ.

Celia R. Sousa, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE – UFRJ. Pesquisadora/professora do Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora permanente do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia HCTE/UFRJ, Professora do PROFQUI/UFRJ, coordenadora junto ao Consórcio CEDERJ-UFRJ. 

Maira Monteiro Fróes, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monteiro Fróes is associate professor at Federal University of Rio de Janeiro. Dr. Fróes holds MSci and PhD in Biological Sciences (Biophysics) at Federal University of Rio de Janeiro, complemented at Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, New York, and a postdoctoral experience at Collége de France. She leads investigations in basic experimental science, covering biophysics and systems neuroscience, and its applications to the interface of the contemporary arts and an emerging experimental neuroepistemology. 

Priscila Tamiasso Martinhon, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química (1997), Licenciatura em Química (1997) e Complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques – LISE (2005-2008). Atualmente é professora do Instituto de Química, e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado
2024-04-01
Como Citar
Ferreira Barroso, F., Sousa, C. R., Fróes, M. M., & Tamiasso Martinhon, P. (2024). A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/78. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e409. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.409
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática