A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/78
Resumo
Resgatamos a importância do Prof. Pierre Lucie (1917 – 1985) na busca de um ensino de Física altamente contextualizado histórico e socialmente, crítico e com muitas interfaces. Destacamos neste artigo a participação do eminente Professor na reformulação da grade curricular e ementa dos cursos de graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, São Paulo, entre os anos de 1976/78. Suas contribuições foram relevantes e impactaram a formação de vários cientistas, com reflexos até os dias atuais. Nosso estudo baseou-se em uma revisão integrativa onde analisamos o processo de contratação de Lucie pela universidade e acessamos sua carta de recomendação para fazer parte da equipe docente da instituição, o relatório inicial de trabalho a ser desenvolvido bem como os relatórios de acompanhamento da implementação da nova grade curricular, além de fontes secundárias e relatos de pessoas que conviveram com Pierre Lucie. Este trabalho não trata diretamente de História das Ciências no contexto do eminente Professor, mas pretende refletir com muita fidelidade a visão e a postura de Lucie na sua incessante luta para elevar o ensino, superando a mera transmissão de conteúdo e resolução de problemas.
Downloads
Referências
BARROS, Suzana Souza; ELIA, Marcos. Pierre Luci – Professor e Educador de Cientistas, Biografia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
BARROSO, Fábio F. et al. Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie. Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 40, n. 2, e2501, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF2017-0120 Acesso em 14 jul 2022 Epub 04 Set 2017. ISSN 1806-9126.
BARROSO, Fábio Ferreira et al. CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PIERRE HENRI LUCIE AO ENSINO DA FÍSICA NO BRASIL: UMA INTRODUÇÃO. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina (MG) Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2022/516390-CONTRIBUICOES-DO-PROFESSORPIERRE-HENRI-LUCIE-AO-ENSINO-DA-FISICA-NO-BRASIL--UMA-INTRODUCAO Acesso em 23 out 2022 02:01
BEZERRA, Evaldo Victor Lima, O Livro Didático de Pierre Lucie. Trabalho de Conclusão de Curso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016.
FACULDADES CATÓLICAS. Anuário de 1940-65. Rio de Janeiro, s.d. Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
QUEIROZ, M. N. A, HOSOUME, Y. Ensino de no Brasil nas décadas de 1960-1970 na perspectiva dos projetos inovadores PSSC, PEF e FAI. XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Natal, 2016.
NOBRE, Bruno e Videira, Antônio Augusto Passos. “Mas seja tudo pelo bem da física”: aspectos da trajetória científica de Francisco Xavier Roser, SJ (1904-1967). Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 40, n. 2, e2601, 2018. Acesso em 14 julho 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0205 Epub 28 Set 2017. ISSN 1806-9126.
PENA, Fábio Luís Alves. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro.
Revista Brasileira de Ensino de Física [online] v. 34, n. 1, 1701, 2012. Acesso em 14 jul 2022, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000100016 Epub 16 maio 2012. ISSN 1806-9126.
Pierre Lucie In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Simpósio Nacional Sobre o Ensino de Física. Salvador, Boletim n.4, p. 6871, 1970.
Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.