Educação ambiental crítica-reflexiva
ponderações sobre a formação docente em uma perspectiva freiriana
Resumo
A escola é um local intimamente ligado à sociedade e as suas problemáticas, dentre as quais aquelas relacionadas ao meio ambiente, se configura como lugar essencial para analisar criticamente as dinâmicas sociais que se encontram na base destas realidades e como suplantá-las. Nesta perspectiva aparece a educação enquanto instrumento libertador e, quando promovida quanto à educação ambiental (EA), deve estar vinculada à ação-reflexão. O presente mapeamento teórico pretende apresentar a pedagogia freiriana e a partir dela, construir uma inter-relação com a educação ambiental, procurando iniciar esse processo não apenas no ambiente escolar, mas sim desde a formação docente. Este trabalho tem por intenção fomentar discussões sobre como a educação ambiental crítico-reflexiva pode ser uma ferramenta importante de conscientização no intuito de alcançar uma responsabilidade socioambiental.
Downloads
Referências
CANABARRO, C.L; OLIVEIRA, C.T; SILVA, M.F.S. Aproximações entre Paulo Freire e educação ambiental: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia. Revista Eletrônica do mestrado em educação ambiental, v.23, jul/dez. 2009, p.385-393.
COSTA, C.A.S; LOUREIRO, C.F.B. Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético. Ciência e Educação,Bauru, v.21, n.3, p.693-708, 2015.
COSTA, C.A.S; LOUREIRO, C.F.B. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katálysis, Florianópolis, v.20, n.1, p.111-121 jan./abr. 2017.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2017.
DICKMANN, I; RUPPENTHAL, S. Educação ambiental freiriana: pressupostos e métodos. Revista de Ciências Humanas, v.18, n.30, p.117-135, 2017.
_________ Educação ambiental freiriana: aspectos teórico-metodológicos. Educação ambiental na América Latina, p. 104-127, set. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
______ Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra,1987.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas, São Paulo: Papirus (coleção Papirus educação),2004.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo, Cortez,2004.
CRUZ, L.G.; MAIA. J.S. da S. A Educação ambiental na prática dos professores da educação básica: políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Ambiente & Educação Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v.20. n.1, p.4-16, 2015.
MARTINS, J. P. A.; SCHNETZLER, R. P. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência e Educação,Bauru, v.24, n.3, p.581-598, 2018.
LOPES, T. da S; F. J. P. Abílio. Educação ambiental crítica: (RE)pensar a formação inicial de Professores/as. Revbea, São Paulo, v. 16, n 3, p. 38-58, 2021.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.
BERTERO, Carlos Osmar. Réplica 2-o que é um ensaio teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 338-342, 2011.
PADILHA, T. A. et al. Diálogos Discente~Docente~Aprendente sobre o combate e a prevenção à Covid-19. Revista Scientiarum Historia, Rio de Janeiro, v. 1, ed. 330, 2021.
PIMENTEL, G. da C.; TAVARES, Y. V.; SOARES, M. M.; SOUZA, C. O. de; TAMIASSO-MARTINHON, P., Sousa, C.; SILVA, N. de A. L. da. Relato discente~docente~aprendente: reflexões sobre atividades de iniciação científica desenvolvidas em 2020. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 50344–50364, 2021.
MAIA, A. E.; ROCHA, A. S.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C.; Jogo didático sobre energias renováveis como legado discente~docente~aprendente. Revista Scientiarum História, 2019.
RAMOS, A. R.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; ROCHA, A. S.; SOUSA, C. Inclusão Escolar: relato de uma experienciação “discente ~ docente ~ aprendente”. In: A. J. N. Silva (Org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 2. Ponta Grossa - PR: Atena, 2020.
ROCHA, A. S.; LOPES, E. G. M.; PAZUTTI, L. V. B.; VITAL, N. de A. A.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Planejamento Pedagógico Reverso Aplicado ao Experimento “Método da Fronteira Móvel”. Revista Virtual Química., 2021, no prelo, p. 01-14.
MIRANDA, J. L. de; TAMIASSO-MARTINHON, P. GERPE, R.; OLIVEIRA, R. F. de; FARIA, P. de S.; GONÇALVES, A. S. A Educação Ambiental na práxis do Antropoceno e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Química Nova na Escola. São Paulo-SP, v. 44, n. 2, p. 126-136, mai. 2022.
Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.