Educação ambiental crítica-reflexiva

ponderações sobre a formação docente em uma perspectiva freiriana

Palavras-chave: Formação docente, Pedagogia Freiriana, Ambiente escolar

Resumo

A escola é um local  intimamente ligado à sociedade e as suas problemáticas, dentre as quais aquelas relacionadas ao meio ambiente, se configura como lugar essencial para analisar criticamente as dinâmicas sociais que se encontram na base destas realidades  e como suplantá-las. Nesta perspectiva aparece a educação enquanto instrumento libertador e, quando promovida quanto à educação ambiental (EA), deve estar vinculada à ação-reflexão. O presente mapeamento teórico pretende apresentar a pedagogia freiriana e a partir dela, construir uma inter-relação com a educação ambiental, procurando iniciar esse processo não apenas no ambiente escolar, mas sim desde a formação docente. Este trabalho tem por intenção fomentar discussões sobre como a educação ambiental crítico-reflexiva pode ser uma ferramenta importante de conscientização no intuito de alcançar uma responsabilidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Wagner Campos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química pela UFRJ (2010). Especialização em Engenharia ambiental e saneamento básico pela Universidade Estácio de Sá (2021). Mestrando pelo programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI).

Hysdras Ferreira do Nascimento, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química EaD pela UFRJ (2023). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Eletroquímica, atuando na Pesquisa, Confecção, Caracterização e Aplicações ambientais de eletrodos compósitos sustentáveis, vinculada aos Laboratórios de Físico-Químicas de Materiais e Eletroquímica, Teórico e Experimental de Interfaces e Interfases e Laboratório de Propriedades Físico-Químicas de Líquidos e Eletroquímica, do Instituto de Química. Colaboradora do projeto de pesquisa "Rede colaborativa de ensino-pesquisa-extensão em ciências entre meninas e mulheres em instituições públicas de educação básica e ensino superior do Rio de Janeiro" (FAPERJ 09/2021). Membro do Grupo Interdisicplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC).

Igor Dessupoio Silva, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química EaD pela UFRJ (2023). Mestrando pelo Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Membro do Grupo Interdisicplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC).

Célia Regina Sousa da Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ. É docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ). Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Priscila Tamiasso-Martinhon, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Química (1997), Licenciatura em Química (1997), Complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (2016) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado (2001) e doutorado (2005) pelo programa de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DFQ/ IQ/ UFRJ). Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques - LISE (2005-2008), com bolsa do Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS, Tem experiência em ensino na modalidade à distância, tendo realizado cursos de formação na área e atualmente é coordenadora da disciplina Química III (Química e Meio Ambiente) oferecida para o curso de Licenciatura em Química Semipresencial do IQ/UFRJ. É professora orientadora do curso de Especialização em Ensino de Química do IQ/UFRJ, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do IQ/UFRJ e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. É professora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia e Professora Adjunta do Departamento de Físico-Química no Instituto de Química da UFRJ.

Angela Sanches Rocha, Instituto de Química, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1996), Licenciatura em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marque (2001), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou pós-doutorado na Université de Caen (França) em 2005 no Centro de Catálise e Espectroscopia. Fez Especialização na Uninter em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalhando com metodologias ativas de ensino. Tem experiência na área de Catálise, com ênfase em síntese, caracterização e atividade de catalisadores para indústria de petróleo, processamento de biomassa e síntese de insumos químicos. Vem atuando principalmente em espectroscopia na região de infravermelho de moléculas adsorvidas, uso de técnicas de absorção de raios-X (XANES e EXAFS) para estudo de sólidos e desenvolvimento de catalisadores a base de nióbio, óxidos, carbetos e peneiras moleculares. Realizou pesquisa como doutora no DFQ/IQ/UFRJ e no Núcleo de Catálise do PEQ/COPPE/UFRJ. Tem experiência e desenvolve pesquisa também na área de Ensino de Química, tanto para educação no Ensino Médio quando no Nível Superior, sobre Ensino e Aprendizagem, Atividades pedagógicas e Epistemologia. Atualmente é pesquisadora colaboradora no Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC/IQ/UFRJ), no Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA/IQ/UFRJ) e no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB)/UFF. É professora do corpo permanente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) do Instituto de Química da UFRJ. É professora adjunta do departamento de Físico-Química e do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ-UERJ) do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
2024-08-30
Como Citar
Campos da Silva, W., Ferreira do Nascimento, H., Dessupoio Silva, I., Sousa da Silva, C. R., Tamiasso-Martinhon, P., & Sanches Rocha, A. (2024). Educação ambiental crítica-reflexiva. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e398. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.398
Seção
Educação, Cultura e Cidadania