A filosofia de Thomas Kuhn e suas implicações para o ensino de Física
Resumo
Neste artigo buscamos mostrar que a História da Ciência pode tornar-se um importante recurso pedagógico para o ensino de Física frente às mudanças curriculares e estruturais que o sistema educacional brasileiro está sofrendo. Em especial, pretendemos mostrar também que as ideias do filósofo da ciência Thomas Kuhn podem ser aplicadas ao ensino de Física contribuindo para a aprendizagem dos alunos e modificando a visão do professor sobre as suas metodologias. Realizamos então uma busca de trabalhos e teses que apresentavam propostas de ensino de Física cuja filosofia kuhniana servia de base. Destacamos alguns desses trabalhos, dos quais analisamos a clareza da proposta didática, a viabilidade de aplicação e os possíveis benefícios pedagógicos. Esperamos com este trabalho contribuir para a área de Ensino de Física e incentivar mais estudos sobre a epistemologia de Kuhn aplicada à educação.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, L. H. L.. A Iconoclastia da Ciência no Pensamento de Paul Feyerabend. Revista Três [...] Pontos (UFMG), Belo Horizonte, MG, v. 2, p. 19-25, 2005.
ARRUDA, S. M.; SILVA, M. R.; LABURÚ, C. E.. Laboratório didático de física a partir de uma perspectiva kuhniana. Investigações em Ensino de Ciências, Londrina, v. 6, n. 1, 97-106, 2001. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/588. Acesso em: 14 out. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FEVE, C. Les transformations de la vision du monde scientifique et la psychologie de la Gestalt chez Thomas Kuhn. Philosophia Scientiae 26-3, 2022, 255-273.
FEYERABEND, P. K. Ciência, um Monstro: lições trentinas. Trad. Rogério Bettoni; Edição, revisão técnica e notas: Luiz Henrique de Lacerda Abrahão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
FORATO, T. C. de M., PIETROCOLA, M. e MARTINS, R. de A.. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.
GREIFFENHAGEN, C.; WENDY, S. (2008). Kuhn and conceptual change: on the analogy between conceptual changes in science and children. Loughborough University. Journal contribution. https://hdl.handle.net/2134/14190
KUHN, T. S.. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva. 2018.
______. O caminho desde a Estrutura: ensaios filosóficos 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. Ed. por James Conant e John Haugeland. Tradução por Cezar Mortari. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
LIMA DE SOUSA JUNIOR, F. de A.; PINGUELLI ROSA, L. A transição da Física Clássica para a Física Moderna segundo Thomas Kuhn. Revista Scientiarum Historia, v. 2, p. 8, 13 dez. 2019.
MARTINS, L. A. P.. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v. 11, n.2, p. 305-317, 2005.
MATTHEWS, M.R. Thomas Kuhn and Science Education. Sci & Educ (2022). https://doi.org/10.1007/s11191-022-00408-1
MELLO, L. A.. Using Didactic Transposition Theory and the Concept Maps Tool to Build a Theory of Scientific Knowledge. International Journal of Research in Education and Science, v. 4, p. 8-18, 2019.
OSTERMANN, F.. A epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n.3, p. 184-196, 1996.
PEDUZZI, L. O. Q., Evolução dos Conceitos da Física. 1.ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM. 130p, 2011.
POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W.; GERTZOG, W. A. Accomodation of a Scientific Conception: Toward a Theory of Conceptual Change. Science Education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982.
RAICIK, A. C.; GONCALVES, F. P. . (Re)Pensando Thomas Kuhn: reflexões sobre mal-entendidos da Estrutura e suas implicações para o ensino de ciências. REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 21, p. 366-394, 2022.
RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C. . A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 585, 2009.
SOARES, J. M. S.. As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2016.
ZAKIAH, A., et. al., "The Philosophy of Smart Learning Using the Approach Thomas Kuhn Paradigm Shift ", International Journal of Information Engineering and Electronic Business(IJIEEB), Vol.16, No.1, pp. 54-62, 2024. DOI:10.5815/ijieeb.2024.01.05
ZYLBERZTAJN, A.. Revoluções científicas e ciência normal em sala de aula. In: M. A. Moreira & R. Axt, Tópicos em Ensino de Ciências. Porto Alegre, Sagra, 1991.
Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.