Cada um no seu quadrado: a identidade QRCode nos espaços de experimentação artística

Palavras-chave: Arte. Educação. Identidade. Cultura. Sociedade.

Resumo

O estudo propõe uma metodologia para o ensino de arte crítico, buscando referências no Cubismo, Surrealismo, Op Art e Arte Cinética e em artistas que representam a arte contemporânea. A partir de ações práticas em quatro espaços de experimentação artística, envolvemos a missão universitária pública brasileira, que objetiva a disseminação do conhecimento de forma trans/interdisciplinar, articulando simultaneamente o ensino a pesquisa e a extensão, oferecendo soluções para tratar os problemas que emergem diversos extratos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Editora Martins Fontes. São Paulo: 1996.

BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: UNESP, 2009.

DANTAS, Fred F. V. Fita de Mobius e suas aplicações. In: 10° Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos anos iniciais. Alagoas: FAT, 2019.

DUVE, Thierry. “Fazendo escola (ou refazendo-a?). Rio Grande do Sul: Editora Argos, 2013.

FREITAS, Andreia Roseiro Rodrigues Pereira de. QR Code: tendência de evolução comercial no ponto-de-venda físico de retalho. IADE – Universidade Europeia, 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

NOGUEIRA, Aurelio Antônio Mendes, GORINI, Katia Correia, LIMA, Maria da Graça Muniz, MAC DOWELL, Ana Cecilia Mattos, FERNANDES, Otávio Fontes, MORAES, Júlia Mateus Dias. Projeto: Mat Ilhas. Revista Scientiarum História 20 (dezembro 13, 2019): 8. Disponível em:http://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/189. Acesso em: 10 nov. 2020.

NOGUEIRA, Aurelio Antônio Mendeset al.O Enredo de Afetos, Saberes e Conhecimentos: métodos desenvolvidos nos projetos de extensão A.R.T.E.2 e o Mar de Histórias e suas oficinas. Revista Educaonline(setembro/dezembro, 2020):v. 14, n. 3. Disponível em:http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1122. Acesso em: 10 nov. 2020.

NOGUEIRA, Aurelio Antônio Mendes. Desenhando o Brasil Colonial (2019). Disponível em:https://issuu.com/lamie_lab/docs/ebook_desenhandoobrasilcolonial. Acesso em: 15 nov. 2020.

NOGUEIRA, Aurelio Antônio Mendeset al.Jogos Recreativos Inclusivos: Alfabraile (JICTAC 2020). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bl2TwwdBsP0. Acesso em: 15 nov. 2020.

RODRIGUES, Mariana Silva, PAIXÃO, Poliana da Silva, NOGUEIRA, Aurélio Antônio Mendes (2018). Memória em Fragmentos dos Ícones Arquitetônicos na Exposição Internacional no Rio de Janeiro. Anais do Congresso Scientiarum História. Filosofia, Ciências e Artes: Conexões Interdisciplinares. “Sacudindo a poeira”. Disponível em:https://www.2018.sh.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1539734922_ARQUIVO_MemoriaemfragmentosdosiconesarquitetonicosdaExposicaoInternacionalnoRiodeJaneiro.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

Publicado
2021-09-06
Como Citar
Nogueira, A. A. M., Gorini, K. C., Silva, C. X. L. da, Santos, M. A. dos, Procaci, L. F. G., & Souza, L. F. M. de. (2021). Cada um no seu quadrado: a identidade QRCode nos espaços de experimentação artística. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.270
Seção
Educação, Cultura e Cidadania