Projeto: Mat Ilhas

  • Aurelio Antonio Mendes Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6768-1216
  • Katia Correia Gorini Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0120-792X
  • Maria da Graça Muniz Lima
  • Ana Cecilia Mattos Mac Dowell Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Otávio Fontes Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Mateus Dias Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Artes visuais, Intredisciplinaridades, Educação

Resumo

Mat Ilhas visa criar um acervo teórico e imagético para futuras ações acadêmicas, de transferência de conhecimentos e de geração de estratégias didáticas interdisciplinares, contribuintes ao ensino das artes visuais em todos os segmentos educacionais. Para tal meta, propõe-se intervenções artísticas no campus da Cidade Universitária/UFRJ, demarcando territórios de ocupação usados como espaços expositivos transitórios, tal como se observam a rotina das matilhas que lá habitam. Com isso, a pesquisa tece os conceitos de Etologia, Cartografia, Antropologia e Arte Pública, como instrumento de poder critico, político e social no cenário da cultura brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurelio Antonio Mendes Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor Associado IV (1989, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Arquiteto e Urbanista (1983, Universidade Gama Filho, RJ, BR), Cenógrafo, Mestre em História e Teoria da Arquitetura (1995, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Doutor em Engenharia Civil (2005, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia do Programa de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Pós-Doutorado (2007, Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, SP, BR), Pós-Doutorado (2011, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, Lisbon, PT), Coordenador do Laboratório de Meios Interativos e Eletrônico: Arte e Arquitetura (2007, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR); Avaliador institucional, ensino à distância e de cursos (2006, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação, DF, BR). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, 3d, arquitetura, arte plásticas, projetos e desenho.

Katia Correia Gorini , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 até 2003; Consultoria em Educação Patrimonial para Unesco em 2010/2011; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); Entre 2011 e 2014, foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais - Escultura e em 2015 criou o Departamento BAE - Artes Escultura para o Curso de Bacharelado em Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e chefiou o mesmo ate 2017. Atua como profissional docente na graduação, na pesquisa e na extensão universitária na área de Artes Visuais que abarcam os seguintes temas: arte, imaginário, cerâmica, educação, cultura e história. Pesquisadora do Laboratório de Cerâmica da FAU/ UFRJ. É líder do laboratório Lab 01 da Escola de Belas Artes da UFRJ, desenvolvendo pesquisas nas áreas das artes visuais, arte cerâmica, educação e arquitetura e novas tecnologia em impressão 3D em cerâmica.

Maria da Graça Muniz Lima

Possui doutorado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ(2012) ;mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta na ESCOLA DE BELAS ARTES /UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ilustração de livros infantis, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, desenho, livro infantil . Possue 4 premios jabutis e mais de 50 outras premiações na area editorial.

Ana Cecilia Mattos Mac Dowell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Cecília MacDowell é brasiliense, também conhecida por Cila MacDowell, a artista multimídia com destaque em vídeo e computação gráfica, desenvolve pesquisa na ativação de campos artísticos pela experimentação fenomenológica da luz, do som, campos eletromagnéticos e campos afetivos, apresentados em perfomances ao vivo. Desde 2013 é professora do Curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Em sua formação acadêmica é Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ com orientação de Carlos Augusto Nóbrega e co-orientação de Malu Fragoso. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2003). Obteve especialização em escultura na Tyler School of Art, Temple University na Filadelfia(2000) pelo programa APARTES- CAPES. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (1997). Em espaços de galerias de arte e Museus mostrou suas instalações e com suas animações interativas participou de festivais como FILE, VideoBrasil, 404 na Argentina. Foi integrante do grupo Corpos Informáticos em Brasília e no Rio de Janeiro fez parte do coletivo de djs e vjs ?Apavoramento?. Residente na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou em 2007 junto com Lavínia Góes a "entre-tanto"; um híbrido de estúdio e galeria que tinha como premissa apresentar artistas que entrecruzam os conceitos de arte, design e tecnologia. Como VJ participou de eventos renomados: Tim Festival, Istoémúsica? no CCBB, Multiplicidades, Skol Beats, Bug, 00, Delírio. Mas foi com suas videocenografias que obteve maior destaque, em peças teatrais, como "Renato Russo" de Mauro Mendonça Filho e "Rock'n'Roll" de Felipe Vidal. Uma das atuações mais importantes foi com suas animações projetadas em videocenografias em aprceria com Lais Rodrigues nas Óperas " O Voo de Lindbergh" e "Os sete pecados" ambas encenadas no Teatro Municipal sob direção de Carla Camurati e regência de Roberto Minczuk. É representada pela IBOC- International Brazilian Opera Company, atuando com videocenografias para diferentes Óperas entre as quais Tamanduá, Plastic Flowers compostas por João MacDowell. Plasma Ressonante é uma ópera de autoficção científica criada, dirigida e executada por Cila MacDowell também em parceria de composição com João MacDowell. Para o novo filme "Paraísos Artificiais" de Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite e diretor do filme Estamira; Cila produziu imagens em paineis de LED de grande escala, que aparecem em dois diferentes sets de filmagem. Assim se fez um registro cinematográfico de sua atividade como VJ.

Otávio Fontes Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julia Mateus Dias Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. 2. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobre modernidade. 1ª edição. Lisboa: 90 Graus, 1992.

BARBOSA, A. M. Teoria e prática da educação artística. São Paulo; Cultrix, 1975.

CANCLINI, Néstor García. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.

BARISON, M.B. Método de Monge- Aula 3, Depto. de Mat-UEL. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

CARTAXO, Z. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O percevejo, Periódico do Programa de Graduação, 2009.

GARROCHO, Luiz Carlos de Almeida. Lugar e convívio como prática espacial e tessitura cênica: as performances urbanas do Coletivo Contraponto (MG). 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins. Fontes, 1998. .

LORENZ, K. Os fundamentos da Etologia. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

MATIAS, L.F. Por uma cartografia geográfica - Uma análise da representação gráfica na geografia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo,1996.

MICHELIN, Simone, ORG. Luciferinas. Rio de Janeiro: Aeroplano, Instituto Oi futuro, 2011.

NOGUEIRA, A.A.M. Perspectiva de Observação, Apostila de aula. Departamento BAR/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

OITICICA, H. Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

QUEIROZ, J.P. Arte e intervenção, Intervention and art Editorial. Repositório da Universidade de Lisboa. 2015. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23702/2/ULFBA_PER_croma6_p12-16.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.

TINBERGEN, Nikolaas. "On aims and methods of Ethology", Zeitschrift für Tierpsychologie 20 (1963) 410-433
Publicado
2019-12-13
Como Citar
Nogueira, A. A. M., Gorini , K. C., Lima, M. da G. M., Mac Dowell, A. C. M., Fernandes, O. F., & Moraes, J. M. D. (2019). Projeto: Mat Ilhas . Revista Scientiarum Historia, 2, 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.189
Seção
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos