Projeto: Mat Ilhas
Resumo
Mat Ilhas visa criar um acervo teórico e imagético para futuras ações acadêmicas, de transferência de conhecimentos e de geração de estratégias didáticas interdisciplinares, contribuintes ao ensino das artes visuais em todos os segmentos educacionais. Para tal meta, propõe-se intervenções artísticas no campus da Cidade Universitária/UFRJ, demarcando territórios de ocupação usados como espaços expositivos transitórios, tal como se observam a rotina das matilhas que lá habitam. Com isso, a pesquisa tece os conceitos de Etologia, Cartografia, Antropologia e Arte Pública, como instrumento de poder critico, político e social no cenário da cultura brasileira contemporânea.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobre modernidade. 1ª edição. Lisboa: 90 Graus, 1992.
BARBOSA, A. M. Teoria e prática da educação artística. São Paulo; Cultrix, 1975.
CANCLINI, Néstor García. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.
BARISON, M.B. Método de Monge- Aula 3, Depto. de Mat-UEL. Disponível em:
CARTAXO, Z. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O percevejo, Periódico do Programa de Graduação, 2009.
GARROCHO, Luiz Carlos de Almeida. Lugar e convívio como prática espacial e tessitura cênica: as performances urbanas do Coletivo Contraponto (MG). 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins. Fontes, 1998. .
LORENZ, K. Os fundamentos da Etologia. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
MATIAS, L.F. Por uma cartografia geográfica - Uma análise da representação gráfica na geografia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo,1996.
MICHELIN, Simone, ORG. Luciferinas. Rio de Janeiro: Aeroplano, Instituto Oi futuro, 2011.
NOGUEIRA, A.A.M. Perspectiva de Observação, Apostila de aula. Departamento BAR/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.
OITICICA, H. Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977. Disponível em:
QUEIROZ, J.P. Arte e intervenção, Intervention and art Editorial. Repositório da Universidade de Lisboa. 2015. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23702/2/ULFBA_PER_croma6_p12-16.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.
TINBERGEN, Nikolaas. "On aims and methods of Ethology", Zeitschrift für Tierpsychologie 20 (1963) 410-433
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.