Projeto: Mat Ilhas

  • Aurelio Antonio Mendes Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6768-1216
  • Katia Correia Gorini Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0120-792X
  • Maria da Graça Muniz Lima
  • Ana Cecilia Mattos Mac Dowell Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Otávio Fontes Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Mateus Dias Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Keywords: Visual arts, Intrediscilinarity, Education

Abstract

Mat Ilhas aims to create a theoretical and imagistic collection for future academic actions, knowledge transfer and generation of interdisciplinary didactic strategies, contributing to the teaching of visual arts in all educational segments. To this end, it is porposed artistic interventions on the campus of the University City / UFRJ, demarcating occupation territories used as transitory exhibition spaces, as observed in the routine of the tackles that live there. In this way, the research weaves the concepts of Ethology, Cartography, Anthropology and Public Art, as an instrument of critical, political and social power in the scenario of contemporary Brazilian culture.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aurelio Antonio Mendes Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

He is an Associate Professor IV at the School of Fine Arts (EBA) of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ); Architect and Urban Planner (1983, Universidade Gama Filho, RJ / BR), Set Designer, Master in History and Theory of Architecture (1995, Graduate Program in Architecture at the Faculty of Architecture of the Federal University of Rio de Janeiro, RJ, BR), PhD in Civil Engineering (2005, Alberto Luiz Coimbra Institute of Graduate Studies and Engineering Research at the Civil Engineering Program of the Federal University of Rio de Janeiro, RJ, BR), Post-Doctorate (2007, School of Integrated Systems at the School Polytechnic of the University of São Paulo, SP, BR), Post-Doctorate (2011, Department of Civil Engineering and Architecture of the Instituto Superior Técnico, Lisbon, PT), Coordinator of the Interactive and Electronic Media Laboratory: Art and Architecture (2007, School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro, RJ, BR); Institutional evaluator, distance learning and courses (2006, National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira from the Ministry of Education, DF, BR). He has experience in Architecture and Urbanism, with an emphasis on Architecture and Urbanism Design, working mainly on the following themes: virtual reality, 3d, architecture, plastic art, projects and design.

Katia Correia Gorini , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 até 2003; Consultoria em Educação Patrimonial para Unesco em 2010/2011; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); Entre 2011 e 2014, foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais - Escultura e em 2015 criou o Departamento BAE - Artes Escultura para o Curso de Bacharelado em Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e chefiou o mesmo ate 2017. Atua como profissional docente na graduação, na pesquisa e na extensão universitária na área de Artes Visuais que abarcam os seguintes temas: arte, imaginário, cerâmica, educação, cultura e história. Pesquisadora do Laboratório de Cerâmica da FAU/ UFRJ. É líder do laboratório Lab 01 da Escola de Belas Artes da UFRJ, desenvolvendo pesquisas nas áreas das artes visuais, arte cerâmica, educação e arquitetura e novas tecnologia em impressão 3D em cerâmica.

Maria da Graça Muniz Lima

Possui doutorado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ(2012) ;mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta na ESCOLA DE BELAS ARTES /UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ilustração de livros infantis, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, desenho, livro infantil . Possue 4 premios jabutis e mais de 50 outras premiações na area editorial.

Ana Cecilia Mattos Mac Dowell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Cecília MacDowell é brasiliense, também conhecida por Cila MacDowell, a artista multimídia com destaque em vídeo e computação gráfica, desenvolve pesquisa na ativação de campos artísticos pela experimentação fenomenológica da luz, do som, campos eletromagnéticos e campos afetivos, apresentados em perfomances ao vivo. Desde 2013 é professora do Curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Em sua formação acadêmica é Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ com orientação de Carlos Augusto Nóbrega e co-orientação de Malu Fragoso. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2003). Obteve especialização em escultura na Tyler School of Art, Temple University na Filadelfia(2000) pelo programa APARTES- CAPES. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (1997). Em espaços de galerias de arte e Museus mostrou suas instalações e com suas animações interativas participou de festivais como FILE, VideoBrasil, 404 na Argentina. Foi integrante do grupo Corpos Informáticos em Brasília e no Rio de Janeiro fez parte do coletivo de djs e vjs ?Apavoramento?. Residente na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou em 2007 junto com Lavínia Góes a "entre-tanto"; um híbrido de estúdio e galeria que tinha como premissa apresentar artistas que entrecruzam os conceitos de arte, design e tecnologia. Como VJ participou de eventos renomados: Tim Festival, Istoémúsica? no CCBB, Multiplicidades, Skol Beats, Bug, 00, Delírio. Mas foi com suas videocenografias que obteve maior destaque, em peças teatrais, como "Renato Russo" de Mauro Mendonça Filho e "Rock'n'Roll" de Felipe Vidal. Uma das atuações mais importantes foi com suas animações projetadas em videocenografias em aprceria com Lais Rodrigues nas Óperas " O Voo de Lindbergh" e "Os sete pecados" ambas encenadas no Teatro Municipal sob direção de Carla Camurati e regência de Roberto Minczuk. É representada pela IBOC- International Brazilian Opera Company, atuando com videocenografias para diferentes Óperas entre as quais Tamanduá, Plastic Flowers compostas por João MacDowell. Plasma Ressonante é uma ópera de autoficção científica criada, dirigida e executada por Cila MacDowell também em parceria de composição com João MacDowell. Para o novo filme "Paraísos Artificiais" de Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite e diretor do filme Estamira; Cila produziu imagens em paineis de LED de grande escala, que aparecem em dois diferentes sets de filmagem. Assim se fez um registro cinematográfico de sua atividade como VJ.

Otávio Fontes Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julia Mateus Dias Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

References

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. 2. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobre modernidade. 1ª edição. Lisboa: 90 Graus, 1992.

BARBOSA, A. M. Teoria e prática da educação artística. São Paulo; Cultrix, 1975.

CANCLINI, Néstor García. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.

BARISON, M.B. Método de Monge- Aula 3, Depto. de Mat-UEL. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

CARTAXO, Z. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O percevejo, Periódico do Programa de Graduação, 2009.

GARROCHO, Luiz Carlos de Almeida. Lugar e convívio como prática espacial e tessitura cênica: as performances urbanas do Coletivo Contraponto (MG). 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins. Fontes, 1998. .

LORENZ, K. Os fundamentos da Etologia. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

MATIAS, L.F. Por uma cartografia geográfica - Uma análise da representação gráfica na geografia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo,1996.

MICHELIN, Simone, ORG. Luciferinas. Rio de Janeiro: Aeroplano, Instituto Oi futuro, 2011.

NOGUEIRA, A.A.M. Perspectiva de Observação, Apostila de aula. Departamento BAR/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

OITICICA, H. Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

QUEIROZ, J.P. Arte e intervenção, Intervention and art Editorial. Repositório da Universidade de Lisboa. 2015. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23702/2/ULFBA_PER_croma6_p12-16.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.

TINBERGEN, Nikolaas. "On aims and methods of Ethology", Zeitschrift für Tierpsychologie 20 (1963) 410-433
Published
2019-12-13
How to Cite
Nogueira, A. A. M., Gorini , K. C., Lima, M. da G. M., Mac Dowell, A. C. M., Fernandes, O. F., & Moraes, J. M. D. (2019). Projeto: Mat Ilhas . Scientiarum Historia Magazine, 2, 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.189
Section
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos