“Amazônia Urgente!”:

cem anos de Berta Gleizer Ribeiro

Palavras-chave: Antropologia, Ecologia, Povos Indígenas Brasileiros, Etnosaberes

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo homenagear a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro, no seu centenário em 2024. Para além da homenagem, visa a partir da análise da obra Amazônia Urgente: cinco séculos de História e Ecologia (exposição e livro) motivar a reflexão pública a partir do diálogo com a proposta de Berta Ribeiro do uso social da tecnologia indígena, para aventar alternativas de manejo autossustentável para a Amazônia através dos Etnosaberes de seus povos tradicionais e originários. O trabalho conclui que será pela adoção dos saberes indígenas para o convívio com o meio-ambiente de forma amigável que iremos evitar o que chamamos de “Queda do Céu”, inspirados pela obra do antropólogo francês Bruce Albert e do pajé Yanomami Davi Kopenawa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Luiza Freire de Castro França, PPGH/Unirio

Doutora em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC/ CPDOC-FGV), mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/ MAST), Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Docência pelo IFMG/ Arcos. Foi pesquisadora colaboradora no projeto de reestruturação do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional (RJ), e é pesquisadora/colaboradora no projeto de biografias indígenas "Os Brasis - Memórias indígenas". Foi pesquisadora no projeto Patrimônio documental indígena: trabalho colaborativo entre a FGV CPDOC e o Povo Apinajé, do FGV CPDOC, com coordenação do Prof. Dr. Celso Castro. Seus interesses acadêmicos giram em torno dos estudos sobre Patrimônio e História dos indígenas brasileiros; História da Ciência no Brasil com foco na Antropologia e Etnologia brasileira; processos de formação de coleções etnográficas no século XX e sua revisitação, releitura e curadoria participativa pelos indígenas que os produziram. Trabalha desde 2017 com acervos digitais de Antropologia e Etnologia. Na área de Educação, atua com pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na área de História. É autora de material para graduação em História na modalidade EAD da graduação em História da UniLaSalle e material de História da Religião para o Grupo A. Áreas de atuação: História; Sociologia; Educação; Patrimônio; Acervos e Etnologia.

Referências

Amorim, Maria Stella de. Berta Ribeiro: Identidade Desana (Homenagem). Boletim da ABA, n. 29, 1998.

Bruce, Albert; Kopenawa, Davi. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. 1a ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Callado, Ana Arruda. Berta Ribeiro: aos índios, com amor: uma biografia. Rio de Janeiro: Batel, 2016.

França, Bianca Luiza Freire de Castro. “As linguagens visuais da «Amazônia urgente»: artes indígenas e saberes ecológicos na vida‑obra de Berta Gleizer Ribeiro”. Bérose Encyclopedie Internationale des Histoires de l'anthropologie, Paris, 2024. Disponível em: https://www.berose.fr/article3655.html?lang=fr Acesso em: 13 de setembro de 2024

França, Bianca Luiza Freire de Castro. “Uma civilização vegetal”: a contribuição de Berta G. Ribeiro para a antropologia brasileira no século XX. Rio de Janeiro, tese (doutorado) – Escola de Ciência Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. 2023.

Enir Neves de Lima, Roberta. “Reahu: Tradição e Xamanismo Yanomami”. Nexus Revista de Extensão do IFAM, v. 6, n. 10, p. 61-71, 2022. Disponível em: https://nexus.ifam.edu.br/index.php/revista-nexus/article/view/119. Acesso em: 13 de setembro de 2024

Morgan, Lewis H. Ancient Society: Or Researches in the Line of Human Progress From Savagery Through Barbarism to Civilization. Nova Iorque: Henry Holt and Company, 1877.

Neves, Walter. Antropologia Ecológica: um olhar materialista sobre as sociedades humanas. São Paulo: Cortez, 1996.

Ribeiro, Berta G. A civilização da palha: A arte do trançado dos índios do Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade de São Paulo, 1980

Ribeiro, Berta G. “O Índio Brasileiro: Homo faber, homo ludens”. In: RIBEIRO, Berta G. A Itália e o Brasil Indígena. Rio de Janeiro: Index Editora, p. 13-23, 1983.

Ribeiro, Berta G. “Artes Têxteis Indígenas do Brasil”. In : RIBEIRO, Berta G.; RIBEIRO, Darcy (Org.). Suma Etnológica Brasileira II : Tecnologia Indígena. Petrópolis : Vozes/ FINEP, p. 351-389, 1986.

Ribeiro, Berta G. A linguagem simbólica da Cultura Material. In: RIBEIRO, Berta G.; RIBEIRO, Darcy (Org.). Suma Etnológica Brasileira III: Arte Índia. Petrópolis: Vozes/ FINEP, p. 15-28, 1986.

RIBEIRO, Berta G. Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia. Editora Itatiaia/EDUSP, 1990.

Ribeiro, Berta G. “As Artes da Vida do Indígena Brasileiro”. In : GRUPIONI, Luiz Donisete Benzi (Org.). Índios no Brasil. Brasília: MEC, p. 135-144, 1992.

Velthem, Lúcia Hussak van; França, Bianca Luiza Freire de Castro; Freire, José Ribamar Bessa. “Berta Gleizer Ribeiro e as artes das vidas amazônicas”. Journal de la Société des Américanistes [Online], v. 109, n. 1, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/jsa/21739. Acesso em: 13 de setembro de 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/jsa.21739

Publicado
2024-12-15
Como Citar
Freire de Castro França, B. L. (2024). “Amazônia Urgente!”: . Revista Scientiarum Historia, 1(1), e448. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.448
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade