A missão militar francesa na escola de aperfeiçoamento de oficiais
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a compreensão da História da Missão Militar Francesa e sua importância para a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ao comemorar o seu primeiro centenário. O desejo de modernidade ocorreu em diversos campos da sociedade brasileira e, devido à recente situação do Brasil como República independente, o Exército brasileiro deveria passar por urgentemente por uma série de reformulações para acompanhar o desenvolvimento do país e garantir, então, a soberania e liderança no continente. Apesar das dificuldades inerentes aos processos de evolução de qualquer povo ou sistema, as reformas nos currículos das Escolas Militares ocorreram e foram aperfeiçoadas pelas ideias e sugestões dos instrutores franceses que aqui labutaram.
Downloads
Referências
ALMEIDA. Sérgio Luiz Augusto de Andrade de (ORG.). EsAO: 100 anos aperfeiçoando Oficiais para o Brasil e Nações Amigas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2019.
BASTOS FILHO, Jayme de Araújo. A Missão Militar Francesa no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1994.
MACANN. Frank D. Soldados da pátria. História do Exército brasileiro (1889-1937). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2009.
MAGALHÃES, João Batista. A evolução militar do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2001.
MALAN, Alfredo Souto. A Missão Militar Francesa de Instrução junto ao Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2018.
MOTTA, Jeovah. Formação do oficial do Exército. Currículo e regimes na Academia Militar. 1810-1944. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1998.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.