Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos
Resumo
A atividade realizada é um relato de experiência com abordagem na contextualização e construção de modelos de moléculas, possibilitando aos alunos estabelecerem relações entre conceitos químicos e o contexto ambiental. Utilizou-se um tema estruturador, a chuva ácida, devido à relação direta entre a emissão de gases lançados na atmosfera e os conceitos de ligação química. O conteúdo foi relacionado ao cotidiano e aos problemas ambientais, promovendo a conscientização quanto aos efeitos que o homem provoca no planeta. O público-alvo foi alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular do Rio de Janeiro. Por meio das rodas de conversas realizadas, foi possível perceber que a abordagem favoreceu novos olhares e um pensamento mais crítico, estimulando a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.
Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB n. 2, 2012.
DELIZOICOV, D. La educación en Ciencias y La perspectiva de Paulo Freire. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v. 1, n. 2. p. 37-62, 2008.
FREIRE, A. M. A. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1987.
______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ. 2004.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2010. http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/01/cetesb-confirma-que-chuva-acidaatingiu-cubatao-apos-vazamento.html. Acessado em 23 de junho de 2017.
TORRES, J. R.; MORAES, E. C.; DELIZOICOV, D. Articulações entre a investigação temática e a abordagem relacional: uma concepção crítica das relações sociedade-natureza no currículo de ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v.1, n. 3, p. 55-77, 2008.
WARFA, A. R. M.; ROEHRIG, G. H.; SCHNEIDERC, J. L.; NYACHWAYAD, J. Collaborative discourse and the modeling of solution chemistry with magnetic 3D physical models – impact and characterization. Chemistry Education Research and Practice, vol. 4, n. 15, p. 835-848, 2014.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.