A contribuição da psicanálise para o entendimento das psicoses na adolescência e para a questão da inclusão escolar do sujeito psicótico
Resumen
Este artigo verifica a contribuição da psicanálise para o entendimento das psicoses na adolescência e para a questão da inclusão escolar do sujeito psicótico, a partir de um estudo de caso de uma adolescente com quadro de psicose incluída na rede estadual de educação do Rio de janeiro. A análise do caso, à luz da psicanálise, permite esboçar os efeitos desta prática sobre construção de formas de enlace social, de reconhecimento e de identidade, dentro do espaço da transferência, assim como da criação de novos modos de operação simbólica, através de um pensar em imagens, cuja figurabilidade pode ser interpretada como um dizer que busca elaborar a condição sujeito do adolescente em questão.
Descargas
Citas
FREUD, S. (1924b/1980). A perda da realidade na neurose e na psicose. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN. (1966). De uma questão preliminar a todo tratamento possível das psicoses. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LEADER, D. (2013). O que é a loucura. Delírio e sanidade na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2013
QUINET, A. (2006) Psicose e laço social: esquizofrenia, paranóia e melancolia (2ª. ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
SAGGESE, Edson Guimarães. Adolescência e psicose: transformações sociais e os desafios da clínica. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2001.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.