Educação financeira no ensino básico
uma proposta para trabalhar o conceito de inflação em aulas de matemática
Resumen
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa que buscou desenvolver o tema Educação Financeira na Educação Básica, investigando como a inflação pode ser trabalhada nas aulas de Matemática. A inflação foi a escolha por ter recentemente voltado a afetar a vida dos brasileiros. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola municipal de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. São apresentadas atividades referentes ao tema inflação e avaliados os resultados, bem como a repercussão que o estudo desse assunto teve entre os alunos. São também sugeridas atividades adicionais, com o intuito de auxiliar o professor de Matemática interessado na inserção da Educação Financeira em sala de aula, como parte da formação do pensamento matemático e financeiro de seus alunos.
Descargas
Citas
CONEF. Educação financeira nas escolas: ensino médio. Bloco 3 (livro do professor) - elaborado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) - Brasília: CONEF, 2013.
DIAS, C. T.; CONCORDIDO, C. F. R.; MACEDO, R. C. S. Trabalhando o conceito de inflação nas aulas de matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.6, n.3, p. 167-176, set/dez. 2016.
GREMAUD, A. P. et al. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINS, J. P. Educação Financeira ao alcance de todos: adquirindo conhecimentos financeiros em linguagem simples. 1.ed. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2004.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.