O Work as a creative way

discussing resocialization through work based on the history of Agricultural Colonies for Alienated People in Brazil

Keywords: Work. Subjectivation. Mental Health. Colonies. Rio de Janeiro.

Abstract

The aim of this article is to deal with the meaning of work in the context of mental health care in the Agricultural Colonies for the Insane in Rio de Janeiro, in order to confront the core of this. Thus, we will briefly go through the context of the creation of these Colonies and their development towards the territories of Ilha do Governador and Jacarepaguá. Furthermore, we will explore the possibilities of a predominant discourse that support that work (physical, manual) in these spaces, practiced by its inmates, would have a fundamental role in the healing process, the so-called Occupational Therapy. However, we can observe at least two moments of the conception of the relationship between work and therapy: initially, the productive activity was understood almost as a good in itself, with no great progress in terms of the inmates' extramural quality of life. Subsequently, we will explore the opening to a wider range of symbolic possibilities concerning the subjective formation of these subjects who no longer dedicate themselves exclusively to manual and subaltern services, but engage in creative activities that leave marks in their path.

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Author Biographies

Fernando Machado, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando Machado é doutorando no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.

Daniele Gomes, Docente de Filosofia, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Educação (GESTE). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atua como docente de Filosofia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e também atuou como professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) (2015-2016). Possui experiência em pesquisas e projetos educacionais em espaços não formais de ensino e também como Formadora Regional de professores e gestores do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem desenvolvido seus estudos nos seguintes temas: Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Formação Docente, Formação Continuada, Estética, Alfabetização, Cinema, Artes e Processos de ensino-aprendizagem.

Arthur Ferreira, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arthur Leal possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na UNED (Madrid) em 2010 sobre História da Psicologia e na Universidad Javeriana (Bogotá) em 2014 sobre Produção de Subjetividade, sendo apoiado pela CAPES nos dois pós-doutorados. É professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (UFRJ), Psicologia (UFF) e em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, epistemologia da psicologia, produção de subjetividade, filosofia da psicologia e pragmatismo. Desde 2009 possui bolsa de produtividade junto ao CNPq e a partir de 2015 é Cientista do Nosso Estado. Atualmente compõe as diretorias do Instituto de Psicologia e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia.

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Published
2023-12-31
How to Cite
Machado, F., Gomes, D., & Ferreira, A. (2023). O Work as a creative way. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), e423. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.423
Section
Ciência, Tecnologia e Sociedade