Noções Succintas de Chimica Philosophica

substances and atoms in Chemistry teaching in Brazil

Keywords: History of Chemistry teaching, Atomic model, Colégio Pedro II, History of Education

Abstract

Between 1837 and 1942 the program of Colégio Pedro II was regarded a national standard that should be followed by other educational institutions. The present study sought to analyze three editions of the book Noções Succintas de Chimica Philosophica, authored by Professor Augusto Xavier Oliveira de Menezes, professor of Chemistry at Colégio Pedro II, published in the years 1917, 1926 and 1929. It can be seen how the author introduced Chemical science and the initial concepts of matter, which atomic models were addressed, how up to date the books were in the face of scientific discoveries in relation to the atom, which ones were mentioned and how they would classify the chemical elements. The causes that led the books to be current or not and what changes were made in each edition analyzed were also discussed. From the analysis of these books, it is concluded that the second edition (1917) was not current in compared to atomic models already known when explaining matter only from the perspective of the atomic model of Dalton (1808). This fact is repeated in the third edition of 1926. Only within the fourth edition (1929), a specific mention has been made of the atomic models of Rutherford (1911), Bohr (1913) and Sommerfeld (1915), which makes it possible to affirm that only this edition was updated in relation to the scientific discoveries of the time.

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Author Biographies

Fábio Lucas Brandão de Freitas Guimarães, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Especialização em Ensino de Química pelo Colégio Pedro II (2021). Atualmente é professor de Química - Colégio Brasileiro de São Christóvão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação, e mestrando do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Katia Correia Gorini, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Foi Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 até 2003. Entre 2010/2011, foi Consultora em Educação Patrimonial para Unesco/ONU. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2010. É Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2018. Entre 2011 e 2015, a docente foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais - Escultura da Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2015, fundou o Departamento BAE - Artes/Escultura EBA/CLA/UFRJ, chefiando o mesmo até 2017. Coordena conjuntamente os laboratórios Lab 01 - EBA/CLA//UFRJ e LabInd 4.0 - NCE/CCMN/UFRJ e é pesquisadora do Laboratório de Cerâmica da FAU/ UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre a arte cerâmica em um campo expandido, nas vertentes das arte visuais, da arquitetura, do imaginário, da educação, da economia e da cultura, articulando-os simultaneamente ao ensino de graduação, à pesquisa científica e cultural e à extensão universitária, liderando o Grupo de pesquisa A rede modelada: arte, arquitetura, arte cerâmica, economia e sociedade no diretório do CNPq. Coordena, desde 2019, atividades de extensão universitária com parcerias firmadas entre o Projeto integrado de artes visuais ARTE2 e a Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (AMAVILA), Instituto Boto Cinza, Instituto Tercio Paccitti - NCE/UFRJ, Instituto Municipal Nise da Silveira e Instituto de Artes da UERJ. Realiza atividades de extensão conjuntamente com os projetos Mar de Histórias, Pé de Moleque e Enganando o olho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2021, ingressa como professora permanente do Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro. em 2022, inicia atuação como vice coordenadora do PPGHCTE - UFRJ e em 2024 é reeleita para o cargo até 2025.

Edson Ferreira de Almeida Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química, Colégio Pedro II

Possui graduação em licenciatura em Química (UERJ). Atualmente é professor do Ensino básico, técnico e tecnológico - Colégio Pedro II. Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UERJ) e Doutor em História das Ciências e das Técnicas e da Epistemologia (HCTE/UFRJ). Atualmente é o Coordenador Geral do Departamento de Química do Colegio Pedro II. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação e História das Ciências no Brasil e da Educação no Ensino Secundário Brasileiro.

References

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Published
2024-04-04
How to Cite
Lucas Brandão de Freitas Guimarães, F., Correia Gorini, K., & Ferreira de Almeida Oliveira, E. (2024). Noções Succintas de Chimica Philosophica. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), e395. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.395
Section
História e Filosofia das Ciências e da Matemática