Multiplicity in Chemistry teaching

dialogues between Johnstone's Triangle and alternative conceptions

Keywords: Johnstone's Triangle, Chemistry teaching, Historical-dialectical materialism

Abstract

It's understood that one of the biggest challenges for chemistry teaching today is to build a bridge that connects knowledge with the students' reality. When thinking about this fact, it is evident that there is a need to use new methodologies and teaching resources in the hope of a more active, investigative and interesting education. To this purpose, the focus is on experimentation, which brings dynamism to the teaching of chemistry in Brazilian elementary education. By connecting the experiences of students, we seek an Inclusive and meaningful teaching for the learning process, which becomes an essential part of capturing students' attention, awakening curiosity and mediating links between specific content and accumulated knowledge. This paper intends to present the construction of chemical knowledge in parallel with Johnstone's methodology, meaningful and active learning, at the expense of traditional theories still rooted in Brazilian educational practices

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Author Biographies

Hysdras Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química EaD pela UFRJ (2023). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Eletroquímica, atuando na Pesquisa, Confecção, Caracterização e Aplicações ambientais de eletrodos compósitos sustentáveis, vinculada aos Laboratórios de Físico-Químicas de Materiais e Eletroquímica, Teórico e Experimental de Interfaces e Interfases e Laboratório de Propriedades Físico-Químicas de Líquidos e Eletroquímica, do Instituto de Química. Colaboradora do projeto de pesquisa "Rede colaborativa de ensino-pesquisa-extensão em ciências entre meninas e mulheres em instituições públicas de educação básica e ensino superior do Rio de Janeiro" (FAPERJ 09/2021). Membro do Grupo Interdisicplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC).

Igor Dessupoio Silva, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química EaD pela UFRJ (2023). Mestrando pelo Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Membro do Grupo Interdisicplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC).

Ramon da Conceição Fagundes, Departamento de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química EaD pela UFRJ (2022). Mestrando pelo Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). Membro do Grupo Interdisicplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESSA) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC).

Priscila Tamiasso-Martinhon, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Química (1997), Licenciatura em Química (1997), Complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (2016) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado (2001) e doutorado (2005) pelo programa de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DFQ/ IQ/ UFRJ). Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques - LISE (2005-2008), com bolsa do Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS, Tem experiência em ensino na modalidade à distância, tendo realizado cursos de formação na área e atualmente é coordenadora da disciplina Química III (Química e Meio Ambiente) oferecida para o curso de Licenciatura em Química Semipresencial do IQ/UFRJ. É professora orientadora do curso de Especialização em Ensino de Química do IQ/UFRJ, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do IQ/UFRJ e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Físico-Química no Instituto de Química da UFRJ.

Célia Regina Sousa da Silva, Departamento de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ); Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA). E-mail: sousa@iq.ufrj.br.

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Published
2023-10-29
How to Cite
Ferreira do Nascimento, H., Dessupoio Silva, I., da Conceição Fagundes, R., Tamiasso-Martinhon, P., & Sousa da Silva, C. R. (2023). Multiplicity in Chemistry teaching. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), e385. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.385
Section
Educação, Cultura e Cidadania