Student ~ Teacher ~ Learner dialogues on combating and preventing Covid-19

Keywords: Nanotechnology. Nanomaterials. Scientific literacy. Scientific divulgation. Pandemic.

Abstract

The pandemic decreed in 2020, due to the coronavirus SAR-CoV-2, forced the entire world population to look for alternatives to various emerging problems, both related to health and other types. In the face of so many difficulties, solutions involving technology, specifically nanotechnologies, have been developed, and it is important to raise public awareness in this regard. In this sense, the present work presents texts and reflections on nanotechnology applied in the combat and prevention of Covid-19, within a project for literacy and scientific dissemination on this subject. The reflections are punctuated from the perspective of being in constant maturation and growth related to learning, which exchanges knowledge, from the perspective of student ~ teacher ~ learner perceptions. In the scope of nanotechnology, information appeared on materials used for protection, incorporated into masks and gloves, and in treatment, such as medication carriers, for example. We understand that the dissemination of this information and the promotion of literacy contributes to the formation of the conscious and responsible citizen, so that society advances as a whole

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Tamiasso-Martinhon

Licenciada e Bacharela em Química (UFF), com complementação de estudos em Empreendedorismo & Inovação (UFF), especialização em EJA (UFF) e em Ensino na Educação Superior (UNINTER). Mestra e doutora em Físico-Química (UFRJ), pós-doutora em Eletroquímica (UPMC) e em Biossensores (Fiocruz). Professora extensionista do Instituto de Química (UFRJ). Docente do CEEQuim; do PEQUI, do PROFQui e do HCTE. Coordenadora do Laboratório FQME (DFQ/UFRJ) e do GIMEnPEC. Pesquisadora do GIEESAA.

Roseli Martins de Souza

Engenheira Química (UFRRJ). Mestra e Doutora em Química Analítica (PUC-Rio). Professora do Instituto de Quimica (DQA/UFRJ), do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQui/UFRJ). Professora pesquisadora e extensionista do Instituto de Química (UFRJ). Pesquisadora do GIEESAA e do GIMEnPEC

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharela (UFBA) e Licenciada (FTESM) em Química, com especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior (UNINTER). Mestra em Química (UFBA), Doutora em Físico-Química (UFRJ) e pós-doutora em Catálise e Espectroscopia (Université de Caen). Professora do Instituto de Química (DFQ/UERJ), do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ/UERJ) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQui/UFRJ). Pesquisadora do GIEESAA (UFRJ) e do GIMEnPEC (UFRJ).

Celia Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Química Industrial e Médica Veterinária, com complementação de estudos em Empreendedorismo & Inovação e especialização em Ensino na Educação Superior. Mestra em Físico-Química, doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, pós-doutora em Saúde Ocupacional e Ambiental (Fiocruz) e em Eletroquímica
(UPMC). Professora, pesquisadora e extensionista do IQ/UFRJ. Coordenadora do GIEESAA.

References

AMORIM, M. A. C.; SOUSA, A. B.; SARMENTO, E. C. D. Importância dos temas transversais para o Ensino de Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 58º., 2018, São Luís – MA. Anais [...]. São Luís: Centro de Eventos Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão, 2018. Disponível em:http://www.abq.org.br/cbq/2018/trabalhos/6/1224-26330.html. Acesso em: 03 nov. 2020.

ANTUNES NETO, J. M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, Itapira, v. 2, n. 1, p. 28-38, ago./fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Covid19 Painel Coronavírus. Painel Geral. 2020. Disponível em: https://Covid.saude.gov.br/.Acesso em: 03 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger.Acesso em: 22 out. 2020.

BRAVO, T. S. A. M.; DE OLIVEIRA, M. F. R.; CHIAVELLI, P. S. A Pandemia da Covid-19 e seu Impacto Frente à vulnerabilidade do Povo Brasileiro. In: Veronese, J. R. P.; Machado, C. A. A.; Pozzoli, L. Pandemia, Direito e Fraternidade: um mundo novo nascerá. Caruaru: Editora ASCES. Centro Universitário Tabosa de Almenda, 2020.

BUSS, P. M.; ALCÁZAR, S.; GALVÃO, L. A. Pandemia pela Covid-19 e multilateralismo: reflexões a meio do caminho. EstudosAvançados, v. 34, n. 99, p. 45-64, 2020.

CDC. Centers for Disease Control and Prevention. About Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cdcresponse/about-Covid-19.html. Acesso em: 22 out. 2020.

DOS SANTOS, A. L. P.; DE FIGUEIREDO, M. P. S.; FERREIRA, T. A. E.; GOMES-SILVA, F. Análise e previsão da evolução do número de óbitos por Covid-19 do estado de Pernambuco e Ceará utilizando modelos de regressão. Research, Society andDevelopment, v. 9, n. 7, p. 1-14, e602974551, 2020.

FREIRE, P.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LIMA, M.M. S.; CAVALCANTE, F. M. L.; MACÊDO, T. S.; GALINDO-NETO, N. M.; CAETANO, J. A.; BARROS, L. M. Máscaras de tecido para a prevenção da Covid-19 e outras infecções respiratórias. Revista Latino-Amaricana de Enfermagem, v. 28, p. 3353, 2020.

MACHRY, K. Modificação de filtros de ar condicionado com nanopartículas de cobre com efeito biocida para ambientes indoor rooms. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2020.

MAIA, A. E.; ROCHA, A. S.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Jogo didático sobre energias renováveis como legado discente~docente~aprendente. Revista Scientiarum História, v. 2, e097, 2019.

NASCIMENTO, A. C. L.; SILVA, L. T. D.; ARRUDA, A. J. C. G.; CAVALCANTI, C. C.; SANTOS, S. M. J.; SILVA, D. B. L. Mecanismos de transmissibilidade do Covid-19. In: Arruda, A. J. C. G.; Silva, D. B. L. (org.). Construção do saber sobre Covid-19 [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020.

NASCIMENTO, F. L. Cemitério X Novo Coronavírus: impactos da Covid-19 na saúde pública e coletiva dos mortos e dos vivos. Boletim de Conjuntura – Boca, v. 2, n. 4, p. 1-10, 2020.

NOGUEIRA, J. V. D.; DA SILVA, C. M. Conhecendo a origem do Sars-cov-2 (Covid 19). Revista Saúde e Meio Ambiente – RESMA, v. 11, n. 2, p. 115-124, 2020.

OLIVEIRA, Elton Henrique Alves de. Coronavírus: prospecção científica e tecnológica dos fármacos em estudo para tratamento da Covid-19. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, Edição Especial, p. 412-423, abr. 2020.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da Covid-19, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52682/OPASWBRACovid-1920112_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y.Acesso em: 01 nov. 2020.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa Covid-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/Covid19.Acesso em: 03 nov. 2020.

SEQUINEL, R.; LENZ, G. F.; DA SILVA, F. J. L. B.; DA SILVA, F. R. Soluções a Base de Álcool para Higienização das Mãos e Superfícies na Prevenção da Covid-19: compêndio informativo sob o ponto de vista da química envolvida. Química Nova, v. 43, n. 5, p. 679-684, 2020.

STATNANO. Tecnologia de combate ao Covid-19: nano ideias inovadoras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Disponível em: https://statnano.com/tecnologia-de-combate-ao-Covid-19-nano-ideias.Acesso em: 22 out. 2020.

TAMIASSO-MARTINHON, P. Indisciplinaridade no Ensino de Química. Seminários e Atividades em Ensino de Química, Seminários PEQui, Programa de Pós Graduação em Ensino de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

TAMIASSO-MARTINHON, P; ROCHA, A. S; SOUSA, C. Químicas aprendentes no pipas: quem tem medo de tunelar? Portfólio (Projeto de Extensão PIPAS-UFF) - Grupo Trabalho, Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.

VIEIRA, H. V.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SIMÕES, A. L.; ROCHA, A. S.; SOUSA, C. O Uso de Aplicativos de Celular como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, p. 125, 2019.

ZUCOLOTTO, V. A importância da Nanotecnologia no combate à Covid-19. Instituto de Física de São Paulo, Universidade de São Paulo, de 2020. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/nanotecnologia-e-Covid-19/. Acesso em: 22 out. 2020.

Published
2021-09-28
How to Cite
Padilha, T., Tamiasso-Martinhon, P., Souza, R. M. de, Rocha, A. S., & Sousa, C. (2021). Student ~ Teacher ~ Learner dialogues on combating and preventing Covid-19. Scientiarum Historia Magazine, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.330
Section
Educação, Cultura e Cidadania