Cinematographic collaborations to broaden the understanding of the formation of the Brazilian State and Nation

Keywords: Brazilian history of cinema. State. Nation.

Abstract

In this article, we developed a parallel between the birth of the modern Brazilian State, the international advent of cinema and its arrival in Brazil, in an attempt to broaden the understanding of the Brazilian reality beyond the socioeconomic contours with regard to the discussions about the formation of the Brazilian State and the concept of the Brazilian Nation. We also investigated how the relationship between the cinematographic area and state power is established from the First Republic (1889-1930) until the sixties.

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Author Biographies

Julia de Almeida Maciel Levy Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista, pós-graduada em Cinema Documentário e mestranda no programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Iniciou sua carreira como pesquisadora acadêmica no curso de economia e, posteriormente, como produtora em festivais de cinema. Atua há mais de 18 anos na área audiovisual desenvolvendo diferentes funções e projetos como distribuidora e exibidora no segmento de filmes de arte, produtora, pesquisadora e editora de publicações. De 2008 a 2014 esteve à frente da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro onde implementou a política audiovisual fluminense desenvolvendo programas em parceria com instituições públicas como a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Agencia Nacional de Cinema (ANCINE), Riofilme, Marché du filme(Festival de Cannes), Cinemart (Festival Internacional de Cinema de Roterdã) entre outros. Colabora na curadoria de festivais de cinema, avaliação e consultoria de projetos audiovisuais. Integra o ELVIRAS - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) do Instituto de Economia da UFRJ.

Maria Mello de Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ensina na graduação de nos cursos de Economia e de Gestão Pública, no Programa de Pós-graduação em História da Ciência e da Tecnologia e Epistemologia (HCTE) e no Programa de pós-graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, história do pensamento econômico, pensamento econômico e social brasileiro e desenvolvimento econômico. Pro-reitora da Extensão da UFRJ entre 2015 e 2019 e Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) desde 2012.

Eloah Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profissional que atua na área de comunicação, educação e história da ciência. Mestranda pelo programa de História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Museu da Vida/Fiocruz com graduação em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Possui experiência em tradução de artigos científicos e obras literárias em inglês, francês e espanhol. Organiza eventos científicos desde o planejamento a pós-produção. Possui curso de extensão em mediação em museus de Ciência pelo IFRJ. No momento cursa graduação de Letras Português-Literatura na UFF/CEDERJ. Seus principais interesses são educação, história da ciência, meio ambiente e direitos humanos.

 

Leila Almeida Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / RJ (abril 2020), Bacharelado em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em Teologia e Prática da Espiritualidade pela Faculdade Messiânica/SP (2016). Professor Universidade Federal de Uberlândia (2000-2002) - concurso professor substituto (Classificação: 1o.) - História Moderna, História Econômica; Historiografia; História Econômica, Política e Social. Professor Centro Universitário do Triângulo (2000-2001) - Metodologia de Pesquisa. Professor Fundação Educacional e Cultural de Araguari/MG - História Contemporânea, História da América, Metodologia de Pesquisa. Professor Associação Catalana de Educação - Centro de Ensino Superior de Catalão. Sociologia Aplicada à Administração I e II; Filosofia Aplicada à Administração i e II; Filosofia do Direito; Sociologia do Direito. Consultora Revista CEPPG - Revista, Associação Catalana de Educação/GO. Pesquisa e Consultoria em produção de material Didático para ensino de História, Ensino Fundamental - Grupo de Ensino GPI - Rio de Janeiro/RJ.(2002-2004) Consultor Ad hoc da Universidade Estadual de Maringá (2005-2010); Professor - DDG CONSULTORIA E EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ(2006-2010), Professor visitante da Prefeitura Municipal de Macaé(2009-2012); Professor Oficinas temáticas - História e Cultura - UnATI/UVA; UnATI/UERJ; CREJA/RJ (2010-2016).

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Published
2021-07-11
How to Cite
Levy Tavares, J. de A. M., Malta, M. M. de, Corrêa, E. O., & Barbosa, L. A. (2021). Cinematographic collaborations to broaden the understanding of the formation of the Brazilian State and Nation. Scientiarum Historia Magazine, 1, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.327
Section
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos