Metodologias transdisciplinares em história das ciências

Mineração de dados em documentos históricos

Abstract

This article is part of a work in continuous development regarding the constitution of a network of informational agencies, extracted from historical documents, notably specialized scientific journals. It is the excerpt of the master's thesis previously presented by the author, dealing with data modeling and computational-imagery analysis, based on Graph Theory and Network Theory, a topic of growing interest in Information Science and a recent approach in the field of Methodology of History. It aims to strengthen the area of History of Science and transdisciplinary connections as part of a renewal of scientific policies in innovation procedures as indispensable elements of State policies for Science and Technology in Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Maia Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (2017-), pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017). Especialista em História do Brasil pela Universidade Potiguar (2010-2012). Bacharel e Licenciado Pleno em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001-2007). Campo de pesquisa na área de História das Ciências com ênfase nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, Metodologia das Ciências, Teoria de Redes, Ciência de Redes, Ciência de Dados, Ciência da Informação e Humanidades Digitais.

Regina Maria Macedo Costa Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui bacharelado e licenciatura em História (UGF - 1980), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2007), Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012). Realizou Pós-doutorado na mesma Universidade (2013). Aposentada como Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ (2017), atua como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE/UFRJ. Compõe o corpo docente permanente do HCTE/UFRJ desde 2012, foi Vice-coordenadora (2014-2016) e Coordenadora (2016-2017). No Museu Nacional/UFRJ: é Historiadora (desde 1994); foi Diretora Adjunta de Administração da mesma instituição (1998-2002); é Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Geociências - Patrimônio Geopaleontólogico/PPGEO e desenvolve atividades como Pesquisadora Colaboradora do Laboratório da Seção de Memória e Arquivo/SEMEAR do Museu Nacional/UFRJ. Atuou como Superintendente da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2004-2010). É Professora Colaboradora do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação/CBG/UFRJ (desde 2007), Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de História das Ciências/SBHC (2014-2018). Membro da Diretoria da SBHC, 2a. Secretária (2018-2020). Membro do Comitê de criação do Museu da Computação do iNCE/UFRJ (desde 2013), Pró-Reitora de Pessoal da UFRJ (2015-2016). Foi Editora-chefe do periódico eletrônico Práticas em Gestão Pública Universitária/PGPU da UFRJ (2017-2019). Vem desenvolvendo pesquisas na área de História das Ciências, com ênfase nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História das Instituições Científicas Brasileiras do século XIX, Mulheres nas Ciências no Brasil, Patrimônio, Memória, Colecionismo, Arquivos e Museus científicos. Coordena projetos de pesquisa e de extensão sobre a história das instituições científicas brasileiras, em destaque, o Museu Nacional/UFRJ e suas coleções científicas; e sobre o antigo Paço de São Cristóvão, edificação que serviu como residência de Pedro II e as relações com as ciências durante o século XIX.

References

ARCHIVOS DO MUSEU NACIONAL. Museu Nacional: Imprensa Industrial, v. 1, 1876.

BERNAL, J. D. The Social Function of Science. London: G. Routledge & Sons Ltd, 1946.

CHEN, Chaomei. Mapping Scientific Frontiers. 2. ed. Pennsylvania: Springer, 2013.

HARRIS, K. Knowledge management enables the high performance workplace. Gartnet Inc, 2006. Acesso em 08 jan 2017. Disponível em: https://www.gartner.com/doc/489448/knowledge-management-enables-highperformance-workplace.

LEYDESDORFF, Loet. The Challenge of Scientometrics: the development, measurement, and self-organization of scientific communications. 2.ed. Florida, USA: Universal Publishers, 2001.

MAIA, D. Uma Cartografia de Redes Institucionais: método transdisciplinar e modelagem computacional-imagética da História das Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: 2017. Dissertação (Mestrado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

STYHRE, Alexander. Understanding knowledge management: Critical and postmodern perspectives. Copenhagen: Copenhagen Business School Press, 2003.

WILSON, T. D. The nonsense of ‘knowledge management’. Information Research, 8(1), 2002.
Published
2017-11-07
How to Cite
Maia Amaral, D., & Macedo Costa Dantas, R. M. (2017). Metodologias transdisciplinares em história das ciências. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), 11. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.125
Section
Ciência, Tecnologia e Sociedade