O pensamento funcional em Reich: uma contribuição ao método interdisciplinar

Palavras-chave: Pensamento funcional, Interdisciplinaridade, Ciência

Resumo

O mundo contemporâneo tem apresentado novos desafios ao saber científico, que não comportam mais um modelo de ciência hegemonica disciplinar. Apesar da interdisciplinaridade já se apresentar como um modelo inovador, e que ajuda a romper as fronteiras entre os saberes, ainda são muitos os desafios encontrados. Este trabalho traz o pensamento funcional reichiano como um aporte para que possamos vislumbrar novos caminhos e soluções para as questões complexas da atualidade/humanidade/ciência. É necessária a reintegração das partes sedimentadas pela visão cartesiana do ser e do mundo, posto que a realidade é total, e um recorte da mesma possui uma função perante o todo, mas não é o todo em si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASANOVA, P. G. As novas ciências e humanidade: da academia à política. São Paulo: Boitempo, 2006.

PHILLIPI JR., A. e SILVA NETO, A. J. (eds.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueiri: Manole, 2011.

RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILLIPI JR., A. e SILVA NETO, A. J. (eds.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueiri: Manole, 2011.

REICH, W. A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. São Paulo: Brasiliense, 1975

_________ Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WAGNER, C. M. A transferência na clínica reichiana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

Publicado
2019-12-13
Como Citar
da Silva Brites, A., & Kubrusly, R. (2019). O pensamento funcional em Reich: uma contribuição ao método interdisciplinar. Revista Scientiarum Historia, 2, 6. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.86
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente