A questão das vagas de concurso para as graduações na área de desenho
Resumo
O aprofundamento dos conhecimentos, bem como o uso de uma linguagem mais técnica, é relevante na formação do profissional que leciona a disciplina Desenho (Geométrico ou Projetivo). Na maior parte das vezes, é ministrada por profissionais que, embora tenham tido esse conteúdo em sua formação, não são Licenciados em Desenho. Este artigo dedica-se a discutir a destinação das vagas ofertadas a partir dos editais de concursos públicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 2013 e 2017, com o propósito de analisar sobre a formação de alguns dos profissionais que podem concorrer a essas vagas em comparação com a do licenciado em desenho. A referida análise favorece a visão de que o licenciado em desenho como o profissional mais capacitado a ocupar tais vagas.
Downloads
Referências
CARNEIRO-DA-CUNHA, M. W.; GUSMÃO, M. B. R.; LOPES, A. V. F. Quem somos? O que fazemos? Para onde vamos? Uma reflexão epistemológica sobre a geometria gráfica. 2019. In: Graphica 2019 – XIII INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2019.
DELMÁS. A. S. B. B. A Construção do Currículo do Curso de Licenciatura em Educação artística: desafios e tensões (1971-1983). Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH/FE. 2012.
RODRIGUES, M. H. W. L. Transformações Pontuais: Fundamentos, Anotações e Exercícios, 1998 (Caderno Didático). Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.
______. Axonometria: Teoria, Modelos e Exercícios, 1990 (Caderno Didático). Rio de Janeiro: EBA/UFRJ.
TAVARES, P. O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual. Tékhne [online],n.12, pp.7-24, 2009. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Intranet. SIGA: Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Rio de Janeiro. Disponível em:
ZUIN, E. S. L. Da régua ao compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.