São tantas emoções que rendem uma novela

  • Juliana Coutinho Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Edutainment, Telenovelas, Emoções

Resumo

Trata-se de um ensaio sobre as emoções segundo a abordagem relacional proposta pela estudiosa Sara Ahmed. A proposta é aproximar o estudo de Ahmed das telenovelas brasileiras, entendendo, sobretudo, como as emoções presentes nas tramas televisivas podem adquirir características educativas. Tomamos emprestados os pensamentos do educador Edgar Morin e colocamos em maior destaque o uso do sofrimento nas telenovelas, utilizando a abordagem do sociólogo Luc Boltanski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edinburgh University Press, GreatBritain, 2004.

BANDURA, Albert. Social cognitive theory for personal and social change by enabling media. Em A. Singhal, M. J. Cody, E. M. Rogers, & M. Sabido (Eds.), "Entertainment-education and social change: History, research, and practice" Mahwah, NJ, 2004.

BOLTANSKI, Luc. Distant suffering - Morality, media and politics. Cambridge University Press, NY, USA, 2004.

LUKACS, Gyorgy. Teoría de la novela: un ensayo histórico-filosófico sobre las formas de la gran literatura épica. Ediciones Godoy, Colección Exhumaciones, Buenos Aires, Argentina, 2010.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Bertand Brasil, 1999.

_____________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo Cortez, Brasília DF, Unesco, 2000.

SONTAG, Susan. Regarding the pain of others. Picador, New York, 2003.

SOUZA, Maria Carmem Jacob de. Analisando telenovelas. E-papers Serviços Editoriais, Salvador BA, 2004.
Publicado
2019-12-12
Como Citar
Coutinho Oliveira, J. (2019). São tantas emoções que rendem uma novela. Revista Scientiarum Historia, 1, 7. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.81
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade