A ética relacional de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos no mundo do trabalho

Palavras-chave: Alfred North Whitehead, Conflito, Trabalho, Lgbt, Religião

Resumo

O presente artigo apresenta o produto da tese em andamento com base na ética relacional do pensamento processual de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos. Partimos de alguns conceitos-chave apresentados por Whitehead em sua obra Processo e Realidade aplicando-os a conflitos no ambiente do trabalho, em especial nas organizações que adotam políticas de inclusão e realizam ampla contratação de pessoas do segmento LGBT+, mas não desenvolvem competências no cuidado das relações humanas, demitindo colaboradores destes segmentos em profusão e provocando aumento de custos com rotatividade funcional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Dias Marianno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora, professora e administradora. Tem experiência em gestão empresarial, gestão de pessoas e gestão do conhecimento. Realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CEDERJ). É Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT). Possui mais de 20 anos de docência no ensino superior atuando em diversas IES brasileiras, incluindo a Fundação Getúlio Vargas. Universidade Federal do Rio de Janeiro é a mais recente, com a qual se mantém vinculada como pesquisadora. Coordena o Network latino americano sobre o pensamento processual de Alfred North Whitehead, é membro do International Process Network (IPN) e Fellow Researcher do Center For Process Studies (CPS). A pesquisa doutoral está centrada em Epistemologia, Mediação de Conflitos e Diversidade de Gênero.

Referências

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

OURIQUES, E.V. Teoria psicopolítica: a emancipação dos aparelhos psicopolíticos da cultura. Rio de Janeiro. UFRJ, CIE, FLUP, ULF, 2017.

WHITEHEAD, A.N. Processo e realidade: ensaio de cosmologia (1929) trad. Maria Teresa Teixeira; rev. Ricardo Lopes Coelho, Dina Mendonça. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010.

ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.E.; BASTOS, A.V.B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Publicado
2019-12-12
Como Citar
Dias Marianno, L. (2019). A ética relacional de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos no mundo do trabalho . Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.74
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente