Pedagogias do barro

metodologias celeidianas para o ensino de artes

  • Amanda Nascimento de Carvalho Reis Cientista Social, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Graduanda em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0180-9560
  • Andréa de Lacerda Pessoa Borges Departamento de Análise e Representação da Forma, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0092-011X
  • Aurélio Antônio Mendes Nogueira Departamento de Arte e Representação, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6768-1216
  • Ana Cecilia Mattos MacDowell Departamento de Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7027-2632
  • Cristina Grafanassi Tranjan Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-9385-1493
  • Jean Lucas Corrêa de Paiva Graduando, Artes Visuais - Licenciatura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-5258-6854
  • Jorge Samir Dias dos Santos Junior Graduando, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Kátia Correia Gorini Escola de Belas Arte e Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0120-792X
  • Karine Correa da Silveira Graduanda, Restauração e Conservação de Bens Móveis, Escola de Belas Artes, UFRJ https://orcid.org/0000-0001-8234-2079
  • Luiza Ferreira Motta de Souza Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, Escola de Belas Artes, UFRJ https://orcid.org/0000-0002-3890-0544
Palavras-chave: Educação. Arte Cerâmica. Narrativa Docente. Celeida Tostes.

Resumo

Pedagogias do Barro: Metodologias celeidianas para o ensino de artes busca analisar as contribuições da artista e professora Celeida Tostes para o ensino de artes em seus diferentes âmbitos. As metodologias celeidianas apresentam um compromisso social e artístico, que valoriza o encontro, a memória e a intersubjetividade presentes no processo de ensino-aprendizagem das artes cerâmicas, contribuindo para a dimensão investigativa, artística, pedagógica e social deste Projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, F. F. F.; KREFTA, N. M.; FOLGADO, C. A. R. A Praxis da Ecologia de Saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus–Actas de Saúde Coletiva, v. 8, n. 2, p. 331-338, 30 jun. 2014.
CLANDININ, D. Jean.; CONELLY, F. Michael. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In LARROSA, Jorge (et.all.) Déjame que te Cuentes. Ensayos sobre Narrativas y Educación. Barcelona: Ed. Laertes, 1995.
__________________________________. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GORINI, Katia C. Celeidianas: metodologias para os devaneios da condição manipulante. In: COSTA, Marcus de Lontra; SILVA, Raquel. Celeida Tostes. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2014.
______________. Memórias do Forno monumento: arte Cerâmica imbricada na vida cotidiana. Dissertação de mestrado / PPGAV-UFRJ. Rio de Janeiro, 2010.
LIMA, Sidiney Peterson F. Escolinha de Arte do Brasil (EAB): algunas ressonâncias. Rebento, São Paulo, no. 11, p. 148-165, dezembro 2019. Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/435. Acesso 18 de out. 2022.
MATURANA, H. Transformación en la convivencia. Santiago de Chile: Dolmen Ediciones, 2ª. ed., 2002.
NOGUEIRA, Aurelio Antônio Mendes et al. O A.R.T.E 2 navegando no Mar de Histórias: oficinas de arte, extensão universitária e sociedade. Rio de Janeiro: Lamie, 2020. E-book. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/13013. Acesso em 18 de out. 2022.
NOVAES, Mariana. Celeida Tostes e seu muro de resistência: acercamentos sobre metodologia de ensino de uma professora-artista. Arte e Ensaios, v. 26, n. 39, jan./jun. 2020.
SANTOS, Eliane Regina dos. Celeida Tostes: O barro como elemento integrativo na Arte Contemporânea. Dissertação de Mestrado UNESP. 2011.
SILVA, Raquel. Breve neste local, Fábrica de Chapéus Mangueira. In: COSTA, Marcus de Lontra; SILVA, Raquel. Celeida Tostes. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2014.
TOSTES, Celeida. Como somos. Cadernos Pedagógicos CEN. ANO 1 – N°3. Rio de Janeiro, 1973.
RAMALLO, F.; BORBA ANDRADE, N. K. Descompor a Pedagogia: sobre um poder narrativo na educação. Revista Educare, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 24 páginas, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/45173. Acesso em: 18 out. 2022.
ROXO, M.; BORDE, A.; GORINI, K.; GOMES, Y.; CÔRREA, K.; BITTENCOURT, C. A. Biblioteca interna do Espaço de Artes Cerâmicas Celeida Tostes. Revista Scientiarum Historia, v. 1, p. 7, 18 jun. 2021.
Publicado
2023-10-29
Como Citar
Nascimento de Carvalho Reis, A., de Lacerda Pessoa Borges, A., Mendes Nogueira, A. A., Mattos MacDowell, A. C., Grafanassi Tranjan, C., Corrêa de Paiva, J. L., Dias dos Santos Junior, J. S., Correia Gorini, K., Correa da Silveira, K., & Ferreira Motta de Souza, L. (2023). Pedagogias do barro. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e401. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.401
Seção
Educação, Cultura e Cidadania