Noções Succintas de Chimica Philosophica

substâncias e átomos no ensino de Química no Brasil

Palavras-chave: História do ensino de Química, Modelo atômico, Colégio Pedro II, História da Educação

Resumo

Entre 1837 e 1942 o Colégio Pedro II era considerado o padrão de ensino secundário no país. O presente artigo analisa três edições do livro Noções Succintas de Chimica Philosophica, de autoria do professor Augusto Xavier Oliveira de Menezes, professor catedrático de Química no Colégio Pedro II, publicadas nos anos de 1917, 1926 e 1929. Verifica-se como o autor introduzia a ciência Química e os conceitos iniciais de matéria, quais modelos atômicos eram abordados, se os livros estavam atualizados frente às descobertas científicas em relação ao átomo, quais eram mencionados e como eram classificados os elementos químicos. São discutidas as causas que levaram os livros a serem atuais ou não e quais alterações foram feitas em cada edição. A partir dessa análise, conclui-se que a segunda edição (1917) não era atual em relação aos modelos atômicos já conhecidos ao explicar a matéria apenas sob a ótica do modelo atômico de Dalton (1808). Tal fato se repete na terceira edição (1926). Apenas na quarta edição (1929) há menção aos modelos atômicos de Rutherford (1911), Bohr (1913) e Sommerfeld (1915), o que possibilita afirmar que apenas esta edição era atualizada em relação às descobertas científicas da época.

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Biografia do Autor

Fábio Lucas Brandão de Freitas Guimarães, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Especialização em Ensino de Química pelo Colégio Pedro II (2021). Atualmente é professor de Química - Colégio Brasileiro de São Christóvão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação, e mestrando do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Katia Correia Gorini, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Foi Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 até 2003. Entre 2010/2011, foi Consultora em Educação Patrimonial para Unesco/ONU. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2010. É Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2018. Entre 2011 e 2015, a docente foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais - Escultura da Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2015, fundou o Departamento BAE - Artes/Escultura EBA/CLA/UFRJ, chefiando o mesmo até 2017. Coordena conjuntamente os laboratórios Lab 01 - EBA/CLA//UFRJ e LabInd 4.0 - NCE/CCMN/UFRJ e é pesquisadora do Laboratório de Cerâmica da FAU/ UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre a arte cerâmica em um campo expandido, nas vertentes das arte visuais, da arquitetura, do imaginário, da educação, da economia e da cultura, articulando-os simultaneamente ao ensino de graduação, à pesquisa científica e cultural e à extensão universitária, liderando o Grupo de pesquisa A rede modelada: arte, arquitetura, arte cerâmica, economia e sociedade no diretório do CNPq. Coordena, desde 2019, atividades de extensão universitária com parcerias firmadas entre o Projeto integrado de artes visuais ARTE2 e a Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (AMAVILA), Instituto Boto Cinza, Instituto Tercio Paccitti - NCE/UFRJ, Instituto Municipal Nise da Silveira e Instituto de Artes da UERJ. Realiza atividades de extensão conjuntamente com os projetos Mar de Histórias, Pé de Moleque e Enganando o olho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2021, ingressa como professora permanente do Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro. em 2022, inicia atuação como vice coordenadora do PPGHCTE - UFRJ e em 2024 é reeleita para o cargo até 2025.

Edson Ferreira de Almeida Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química, Colégio Pedro II

Possui graduação em licenciatura em Química (UERJ). Atualmente é professor do Ensino básico, técnico e tecnológico - Colégio Pedro II. Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UERJ) e Doutor em História das Ciências e das Técnicas e da Epistemologia (HCTE/UFRJ). Atualmente é o Coordenador Geral do Departamento de Química do Colegio Pedro II. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação e História das Ciências no Brasil e da Educação no Ensino Secundário Brasileiro.

Referências

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Publicado
2024-04-04
Como Citar
Lucas Brandão de Freitas Guimarães, F., Correia Gorini, K., & Ferreira de Almeida Oliveira, E. (2024). Noções Succintas de Chimica Philosophica. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e395. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.395
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática