Noções Succintas de Chimica Philosophica
substâncias e átomos no ensino de Química no Brasil
Resumo
Entre 1837 e 1942 o Colégio Pedro II era considerado o padrão de ensino secundário no país. O presente artigo analisa três edições do livro Noções Succintas de Chimica Philosophica, de autoria do professor Augusto Xavier Oliveira de Menezes, professor catedrático de Química no Colégio Pedro II, publicadas nos anos de 1917, 1926 e 1929. Verifica-se como o autor introduzia a ciência Química e os conceitos iniciais de matéria, quais modelos atômicos eram abordados, se os livros estavam atualizados frente às descobertas científicas em relação ao átomo, quais eram mencionados e como eram classificados os elementos químicos. São discutidas as causas que levaram os livros a serem atuais ou não e quais alterações foram feitas em cada edição. A partir dessa análise, conclui-se que a segunda edição (1917) não era atual em relação aos modelos atômicos já conhecidos ao explicar a matéria apenas sob a ótica do modelo atômico de Dalton (1808). Tal fato se repete na terceira edição (1926). Apenas na quarta edição (1929) há menção aos modelos atômicos de Rutherford (1911), Bohr (1913) e Sommerfeld (1915), o que possibilita afirmar que apenas esta edição era atualizada em relação às descobertas científicas da época.
Downloads
Referências
AIRES, J. A. História da Disciplina Escolar Química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina 1909-1942. 2006, 265f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.
ARAGÃO, M. J. História da Química. 1 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2008.
BRASIL. Decreto-Lei Nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Rio de Janeiro, abr. 1942.
COLÉGIO PEDRO II, O Colégio Pedro II: Contribuição História aos 175 anos de sua Fundação. 1 ed. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2013.
HAIDAR, M. O Ensino Secundário no Brasil Império. 2. Ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
MENEZES, A. X. O. Noções Succintas de Chimica Philosophica. 2 ed. Rio de Janeiro, Jacintho Ribeiro dos Santos, 1917.
MENEZES, A. X. O. Noções Succintas de Chimica Philosophica. 3 ed. Rio de Janeiro, Jacintho Ribeiro dos Santos, 1926.
MENEZES, A. X. O. Noções Succintas de Chimica Philosophica. 4 ed. Rio de Janeiro, Jacintho Ribeiro dos Santos, 1929.
MORI, R. C.; CURVELO, Antonio Aprigio da Silva. O que sabemos sobre os primeiros livros didáticos brasileiros para o ensino de química. Química Nova, n. 5, vol. 37, p. 919 – 926, 2014. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/v37n5a24.pdf Acesso em: 23 fev. 2024.
OLIVEIRA, E. O ensino experimental de química no colégio Pedro II entre 1925 e 1942. 2018, 241 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
SOARES, J. Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá – Paraná, v.05, n.03 (39). p. 293-320. Set/dez. 2015.
VECHIA, A.; LORENZ, K. (Orgs.). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850- 1951. 1 ed. Curitiba, Autores, 1998.
Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.