A formação do aluno leitor no ensino remoto emergencial

relato de experiência a partir do PIBID/ISERJ

Palavras-chave: PIBID, Letramento Literário, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Relato de Experiência, Diário de Aula

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar,  a partir da análise de conteúdo de nossos diários de aula, as nossas experiências como monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre 2020 e 2021; no qual atuamos em turmas do 4º e 5º, respectivamente, do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação durante o ensino remoto emergencial. As atividades do programa se deram, na maior parte do tempo, de forma virtual – apesar de uma parcela dos estudantes não estarem incluídos na educação remota por falta de recursos digitais – e teve como pauta prioritária a formação leitora dos alunos do Colégio de Aplicação.

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Biografia do Autor

Maria Elis Costa Alencar, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) / Fundação de Apoio à Escola Técnica

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando no Núcleo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação do ISERJ (CApISERJ), com enfoque na Educação Literária e a sua relação com a formação leitora. 

Gisele Mathias de Souza, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) / Fundação de Apoio à Escola Técnica

Estudante de Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ/FAETEC e bolsista do PIBID/ISERJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018), realizou pesquisa acerca da sociabilidade entre bebê-bebê e bebê-crianças pequenas; estágios na área hospitalar, acompanhando o desenvolvimento de bebês nascidos prematuros; e na área social, prestando apoio psicossocial a idosos de uma Instituição de Longa Permanência. 

Referências

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Publicado
2023-10-28
Como Citar
Costa Alencar, M. E., & Mathias de Souza, G. (2023). A formação do aluno leitor no ensino remoto emergencial. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e335. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.335
Seção
Educação, Cultura e Cidadania