Diálogos Discente~Docente~Aprendente sobre o combate e a prevenção à Covid-19

Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanomateriais. Letramento científico. Divulgação científica. Pandemia.

Resumo

A pandemia decretada em 2020, devido ao coronavírus SAR-CoV-2, obrigou toda população mundial a buscar alternativas para vários problemas que surgiram, tanto os ligados à saúde, quanto os de outra natureza. Perante tantas dificuldades, soluções envolvendo tecnologia, especificamente as nanotecnologias, têm sido desenvolvidas, sendo importante a conscientização da população a este respeito. Neste sentido, o presente trabalho apresenta textos e reflexões sobre nanotecnologia aplicada no combate e prevenção da Covid-19, dentro de um projeto para letramento e divulgação científica neste assunto. As reflexões são pontuadas dentro da perspectiva do ser em constante amadurecimento e crescimento em relação à aprendizagem, que troca conhecimento, numa ótica de percepções discente~docente~aprendente. No âmbito da nanotecnologia, apareceram informações sobre materiais utilizados para proteção, incorporados a máscaras e luvas, e no tratamento, como veículos carreadores de medicamentos, por exemplo. Entendemos que a divulgação destas informações e promoção do letramento contribui para formação do cidadão consciente e responsável, de modo que a sociedade avança como um todo.

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Biografia do Autor

Priscila Tamiasso-Martinhon

Licenciada e Bacharela em Química (UFF), com complementação de estudos em Empreendedorismo & Inovação (UFF), especialização em EJA (UFF) e em Ensino na Educação Superior (UNINTER). Mestra e doutora em Físico-Química (UFRJ), pós-doutora em Eletroquímica (UPMC) e em Biossensores (Fiocruz). Professora extensionista do Instituto de Química (UFRJ). Docente do CEEQuim; do PEQUI, do PROFQui e do HCTE. Coordenadora do Laboratório FQME (DFQ/UFRJ) e do GIMEnPEC. Pesquisadora do GIEESAA.

Roseli Martins de Souza

Engenheira Química (UFRRJ). Mestra e Doutora em Química Analítica (PUC-Rio). Professora do Instituto de Quimica (DQA/UFRJ), do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQui/UFRJ). Professora pesquisadora e extensionista do Instituto de Química (UFRJ). Pesquisadora do GIEESAA e do GIMEnPEC

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharela (UFBA) e Licenciada (FTESM) em Química, com especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior (UNINTER). Mestra em Química (UFBA), Doutora em Físico-Química (UFRJ) e pós-doutora em Catálise e Espectroscopia (Université de Caen). Professora do Instituto de Química (DFQ/UERJ), do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ/UERJ) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQui/UFRJ). Pesquisadora do GIEESAA (UFRJ) e do GIMEnPEC (UFRJ).

Celia Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Química Industrial e Médica Veterinária, com complementação de estudos em Empreendedorismo & Inovação e especialização em Ensino na Educação Superior. Mestra em Físico-Química, doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, pós-doutora em Saúde Ocupacional e Ambiental (Fiocruz) e em Eletroquímica
(UPMC). Professora, pesquisadora e extensionista do IQ/UFRJ. Coordenadora do GIEESAA.

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Publicado
2021-09-28
Como Citar
Padilha, T., Tamiasso-Martinhon, P., Souza, R. M. de, Rocha, A. S., & Sousa, C. (2021). Diálogos Discente~Docente~Aprendente sobre o combate e a prevenção à Covid-19. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.330
Seção
Educação, Cultura e Cidadania