O acompanhamento socioassistencial no contexto da lei da aprendizagem e responsabilidade social corporativa
Resumo
O presente estudo de caso busca abordar a prática do Manual da Aprendizagem, a ISO 26000 e a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, além do Relatório de atuação do Espro e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Este estudo conta também com uma pesquisa desenvolvida com o objetivo identificar a percepção dos profissionais do serviço social que atuam no Curso FMT, a respeito de suas ações junto aos jovens participantes do referido projeto, bem como apreender aspectos do entendimento desses profissionais acerca da Responsabilidade Social Corporativa.
Downloads
Referências
AAGÊNCIA IBGE NOTÍCAS. (12 de Dezembro de 2019). Agência IBGE Notícias. Fonte: Agência IBGE Notícias: disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18384-pnad-c-trabalho-infantil-noticia
BARBIERI, J. C., CAJAZEIRA, J. R. (2016). Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da teoria à prática (3ª ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Saraiva.
CARVALHO, R. d., & IAMAMOTO, M. V. (2003). Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma Interpretação Histórico Metodológica (15ª ed., Vol. II). São Paulo, São Paulo, Brasil: Cortez.
ASA CIVIL - Presidência da República. (19 de Dezembro de 2000). Lei nº 10097. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Acesso em 13 de Outubro de 2019, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm
CASA CIVIL - Presidência da República. (01 de Dezembro de 2005). Decreto nº 5598. Decreto nº 5598. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Acesso em 23 de Janeiro de 2020, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5598.htm
CONANDA-Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - (09 de Maio de 2014). Resolução nº 164 - CONANDA. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Fonte: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30055357/do1-2014-05-13-resolucao-n-164-de-9-de-abril-de-2014-30055353
EBC - Empresa Brasileira de Comunicação. (11 de Janeiro de 2018). Acesso em 05 de Novembro de 2019, disponível em EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - Agência Brasil: : http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/programa-coloca-mais-de-369-mil-jovens-no-mercado-de-trabalho-em-2017
ESPRO - Ensino Social Profissionalizante. (s.d.). Acesso em 05 de Dezembro de 2019, disponível em Espro: : https://www.espro.org.br/
GONÇALVES, A. L. (07 de Julho de 2014). Aprendizagem Profissional: Trabalho e Desenvolvimento Social e Econômico. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, p. 191 a 200. Acesso em 22 de Setembro de 2019, disponível em https://www.scielo.br/pdf/ea/v28n81/v28n81a13.pdf
IAMAMOTO, M. V. (2004). O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação social (7ª ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Cortez.
MTE- Ministério do Trabalho e Emprego - . (01 de Julho de 2013). Portaria nº 1005. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Acesso em 04 de Outubro de 2019, disponível em http://www.normaslegais.com.br/legislacao/portaria-mte-1005-2013.htm
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. (12 de Junho de 2013). Justiça do Trabalho - Tribunal Superior do Trabalho. (L. Cortes, Editor, & Secretaria de Comunicação Social) Acesso em 08 de Novembro de 2019, disponível em:https://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/regulamentacao-permite-trabalho-de-menor-como-aprendiz-a-partir-dos-14-ano
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.