Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos

Palavras-chave: Ensino de química, Educação ambiental, Modelos de moléculas

Resumo

A atividade realizada é um relato de experiência com abordagem na contextualização e construção de modelos de moléculas, possibilitando aos alunos estabelecerem relações entre conceitos químicos e o contexto ambiental. Utilizou-se um tema estruturador, a chuva ácida, devido à relação direta entre a emissão de gases lançados na atmosfera e os conceitos de ligação química. O conteúdo foi relacionado ao cotidiano e aos problemas ambientais, promovendo a conscientização quanto aos efeitos que o homem provoca no planeta. O público-alvo foi alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular do Rio de Janeiro. Por meio das rodas de conversas realizadas, foi possível perceber que a abordagem favoreceu novos olhares e um pensamento mais crítico, estimulando a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.

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Publicado
2017-05-11
Como Citar
Gerpe, R., José Figueiredo Coelho, F., Sanches Rocha, A., Tomiasso - Martinhon, P., & Sousa, C. (2017). Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.198
Seção
Educação, Cultura e Cidadania