Música & criatividade: transdisciplinaridade e transversalidades no debate sobre drogas com discentes da EAD

Palavras-chave: Drogas, Educação sobre drogas, Educação à distância, Música no ensino, Ensino de química

Resumo

Em relação ao consumo de drogas, estudos apontam para uma iniciação precoce entre os jovens, resultado de diferentes estímulos, desde o   fácil acesso a   dificuldade de espaços de diálogo sobre o tema.  Diante disso, reconhecemos a relevância das discussões sobre os diversos fatores envolvidos no uso de drogas diversas.  Falar de drogas não é algo fácil.  A universidade tem potencial para criar espaços de diálogo e aprendizagem sobre as motivações e implicações do uso dessas substâncias. Nessa aposta, acreditamos no potencial da arte - em especial   a   música - como estratégia   de   ensino para iniciar ou complementar debates sobre diferentes drogas na sociedade, estimulando novos olhares e posicionamentos juvenis que corroboram com um processo preventivo mais dialógico e democrático.  No contexto das ferramentas artísticas, este estudo discute o uso da música “Quinta-feira”, do compositor Chorão, do grupo Charlie Brown, como estratégia educativa promotora de debates mais dialógicos sobre as drogas.  Esse evento ocorreu numa comunicação oral da VI Semana acadêmica e II Semana de Ciências da Natureza entre alunos do curso EaD do Consórcio CEDERJ, polo Nova Iguaçu no ano de 2017. O que foi observado na breve discussão com os participantes foi que a música traduz um caminho favorável para potencializar debates abertos, críticos e participativos sobre o tema drogas nos espaços acadêmicos.

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Referências

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Publicado
2017-11-05
Como Citar
Gerpe, R., José Figueiredo Coelho , F., Tomiasso - Martinhon, P., & Sousa, C. (2017). Música & criatividade: transdisciplinaridade e transversalidades no debate sobre drogas com discentes da EAD. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.191
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade