Astronomia, história da ciência e ensino de física: um projeto interdisciplinar

Palavras-chave: Astronomia, Ensino da Física, História da Ciência

Resumo

A astronomia é provavelmente a mais antiga de todas as ciências. Observar o céu sempre incitou a curiosidade e a busca por explicações para os fenômenos da natureza. Infelizmente, as temáticas que envolvem essa ciência ainda são pouco exploradas ao longo da vida escolar, com seus conteúdos sendo abordados por professores de ciências no ensino fundamental e física durante o ensino médio. Tratar o tema astronomia no ensino médio se apresenta como uma questão crucial para os professores dessa disciplina. Como a atual legislação estabelece que as aulas devem atender a quesitos como contextualização e interdisciplinaridade, propõe-se que conteúdos envolvendo História da Ciência possam tornar essas aulas mais atrativas. Nesse trabalho, dessa forma, inserimos conteúdos astronômicos nas aulas de física via História da Ciência visando a obtenção de um ensino mais rico e integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUTTMANN, G.; BRAGA. M. Universo dinâmico e Big Bang: uma outra forma de se abordar o Cosmo no Ensino Médio. In: SILVA, A. P. B.; GUERRA, A. (org.). História da Ciência e Ensino: Fontes Primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, p. 137-147.
MOURÃO, R. R. F. Kepler: a descoberta das leis do movimento planetário. São Paulo: Odysseus Editora, 2003.
OLIVEIRA, K.; SARAIVA, M. F. Astronomia e astrofísica. 2. ed. São Paulo: Livraria da Fisica, 2004. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2017.
SILVA, G.A. Leis de Kepler do movimento planetário: um breve panorama de como a história da cosmologia mostra sua descoberta. In: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2016, Florianópolis. Anais eletrônicos... São Paulo: SBHC, 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2017.
Publicado
2017-11-06
Como Citar
Alves Silva, G. (2017). Astronomia, história da ciência e ensino de física: um projeto interdisciplinar. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 7. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.118
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática