• Revista Scientiarum Historia
    v. 1 (2022)

    Nesta edição da Revista Scientiarum Historia, serão selecionados os melhor artigos publicados na décima quarta edição do congresso homônico à revista, em nosso foco permanente de promover a formação e o funcionamento criativo de redes inter e transdisciplinares.

  • Revista Scientiarum Historia
    v. 1 (2021)

    Diante de desafios gigantescos, como ora apresentados pela COVID19, urge o realinhamento de nossa potência sensível e criativa aos imperativos ditados pela pandemia em curso. Diante de tal cenário, a décima-terceira edição do Congresso Scientiarum Historia traz à tona a necessidade de reaprumo da condição humana do conhecimento, em defesa da vida em todas as suas manifestações, e do planeta como matriz fundante de nossa humanidade.

    Nesta edição da Revista Scientiarum Historia estão públicados os melhores trabalhos aprovados e apresentados no Congresso Scientiarum Historia XIII.

  • Revista Scientiarum Historia
    v. 2 (2020)

    O Volume 2 da Revista Scientiarum Historia XII (2019) é a complementação do volume 1 (aqui), contendo os melhores artigos apresentados no Congresso Scientiarum Historia XI, ocorrido em 2019.

  • Revista Scientiarum Historia
    v. 1 (2020)

    A décima-segunda edição do Congresso Scientiarum Historia traz à luz o brilhantismo de Leonardo da Vinci. Celebrando os cinco séculos de sua morte, Leonardo nos desafia contínua e incessantemente, nos chamando ao renascimento. Estudantes e pesquisadores afinados com a necessidade de se pensar o mundo de forma plural: vamos nos reinventar, vamos juntos resgatar e ampliar nossas muitas humanidades! Na ciência, na razão, na arte.

    Nesta edição da Revista Scientiarum Historia estão públicados os melhores trabalhos apresentados no Congresso Scientiarum Historia XII.

  • Revista Scientiarum Historia
    v. 1 (2019)

    Neste ano a 19ª versão do Scientiarum Historia teve o mote “Sacudindo a poeira”, inspirado no maravilhoso hino de fé na recuperação do ser humano, escrito pelo cientista, zoólogo renomado e compositor Paulo Vanzolini. O mote que propomos reflete os tempos que vivemos. Precisamos reconhecer a queda que sofremos, qualquer queda que se queira nomear – da política, da cultura, da sociedade, da educação, da universidade. Precisamos refletir sobre tudo isso que se passa no Brasil e no mundo, precisamos sacudir a poeira. É isso que o Congresso Scientiarum Historia XI quer fazer. Dar a volta por cima, como diz a canção, aí são outros 500. O tempo dirá se conseguiremos chegar a tanto. Mais informações sobre este evento estáo disponíveis aqui.

    Nesta edição da Revista Scientiarum Historia estão públicados os melhores trabalhos apresentados no Congresso Scientiarum Historia XI.

     

  • Revista Scientiarum Historia
    v. 1 (2018)

    O Congresso Scientiarum Historia X teve como proposta realizar uma reflexão límpida e interdisciplinar acerca do Brasil e do mundo em que vivemos, como chegamos até aqui nos ramos do conhecimento, das artes e da ética, e quais são os desdobramentos possíveis. Para isso, contaremos com inúmeros pesquisadores e agentes oriundos dos diversos campos de atuação: filósofos, matemáticos, físicos, biólogos, antropólogos, artistas, espiritualistas etc. Nosso motor e inspiração é a CRIATIVIDADE. Por ela focaremos nos temas ciências, artes e ética. Os trabalhos completos disponibilizados nos anais do evento podem ser acessados por meio deste link.

    A partir desta 10a edição do Congresso Scientiarum Historia, o seu conselho editorial e científico passa a selecionar os melhores trabalhos apresentados nos Anais do evento e publicá-los no formato de revista eletrônica homônima ao congresso. A Revista Scientiarum Historia nasce, dessa forma, como um veículo de reconhecimento e divulgação do enorme acervo cultural que perpassa pelas mais diversas ações do programa de pós-graduação HCTE.

  • Anais Scientiarum Historia IX
    v. 1 (2016)

    Quem somos? No Scientiarum Historia IX somos todos sapos, e queremos mostrar a nossa cara. Somos linguarudos, boca grande, mas não vamos comer mosca agora. É a nossa vez de dissecar as Ciências para mostrar a todos que estivemos sempre lá, presentes, participantes, atuantes nas seis feituras das multi-Ciências: “duras”, “naturais”, “humanas”, todas elas ciências da vida, e nós trazemos a vida. Trazemos a sorte, amuleto muiraquitã. Somos as vozes dos charcos, dos pântanos, dos alagados, fazendo eco à sabedoria popular. Sapo cururu, orelhas do mundo.

    Os artigos completos públicados nos anais do IX Congresso Scientiarum Historia estão disponiveis neste link

  • Anais Scientiarum Historia VIII
    v. 1 (2015)

    Pelo oitavo ano consecutivo estamos realizando o Congresso Scientiarum Historia, desta vez com o subtítulo "(In)certezas e (in)completudes nas Ciências, Artes e Humanidades". Por que esse título? Porque acreditamos que é tempo de avaliar o que nós intelectuais, cientistas e acadêmicos vimos pensando e fazendo em nossos ofícios. Nos últimos anos o Brasil viveu experiências políticas, sociais e culturais extremamente férteis e promissoras. No ramo das ciências, das artes e das humanidades as experiências foram ricas e auguraram um tempo de novos conhecimentos, novas ideias e grandes debates.

    Os artigos completos públicados nos anais do VIII Congresso Scientiarum Historia estão disponiveis neste link

  • Anais Scientiarum Historia VII
    v. 1 (2014)

    O Scientiarum Historia vem se consolidando como um congresso em conexões multi-inter-transdisciplinares que ressalta os encontros com as diferenças que nos formam e constituem. Nesta sétima edição, 'o outro lado é este lado' nos mostra que as oposições locais, que muitas vezes nos parecem intransponíveis torcem-se topologicamente identificando opostos e possibilitando sempre um real pleno de soluções humanamente possíveis. É na mistura de saberes, mais uma vez, que o Scientiarum VII se reconhece e se espalha pelas notícias do mundo. O Outro Lado é Este Lado e enfim, perceberemos.

    Os trabalhos completos disponibilizados nos anais deste evento podem ser acessados por meio deste link.

     

  • Anais Scientiarum Historia VI
    v. 1 (2013)

    O Congresso foi idealizado, nesta sexta edição, para ouvir as notícias do mundo. Como um mar que não escolhe seus rios e que acolhe igual as diferenças e as transforma no novo que sempre nos anuncia, o Scientiarum Historia VI lançou suas orelhas coloridas que hão de nos encantar e modificar com suas palavras, versos de possibilidades.

    Os artigos completos públicados nos anais do VI Congresso Scientiarum Historia estão disponiveis neste link.

  • Anais Scientiarum Historia V
    v. 1 (2012)

    O Scientiarum Historia V apresenta seus trabalhos, insistindo no entendimento e na abertura como via de alcançá-lo. Os trabalhos que agora podemos acessar é a parte escrita desse movimento que se firma no cenário das histórias das ciências, suas filosofias e técnicas e epistemologias, e que se repete nos finais de ano no HCTE. Iguais, mas diferentes expandimos nessa versão as conversas com a arte e seu poder de provocar reflexões e maravilhamentos.

    Os artigos completos públicados nos anais do V Congresso Scientiarum Historia estão disponiveis neste link.

  • Anais Scientiarum Historia IV
    v. 1 (2011)

    Mais uma vez expondo o frescor de novas propostas intelectuais que sob o nome de história das ciências das técnicas e epistemologia, interligam arte e ciência, filosofia e religião, poesia e matemática, o HCTE realiza seu IV congresso anual. A história desses quatro anos espelha a do próprio programa HCTE que com sua proposta transdisciplinar abre espaço-tempo para o rigor do novo, mantendo, na variedade de assuntos pesquisados e na multiplicidade de olhares que aparecem nos artigos desses anais, uma tradição pelo respeito às diferenças na busca do rigor científico. O HCTE se vê, aqui, representado em toda a sua diversidade intelectual e dá continuidade à conversa necessária entre morte e pensamento. Avança no difícil equilíbrio entre a velocidade e a reflexão, em um mundo complexo, mas histórico, criando, inventando e descobrindo novos caminhos por métodos tradicionais e novos métodos por entre as veredas das ciências consolidadas e além.

    Todos os trabalhos completos desta edição do congresso, entre outras informações, estão disponíveis neste link

  • Anais Scientiarum Historia III
    v. 1 (2010)

    Nesta terceira edição Scientiarum Historia, abrimos espaço, mais uma vez, para reflexões multi e interdisciplinares estruturadas pelo viés da História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia. Mantendo, na variedade de assuntos pesquisados e na multiplicidade de olhares que aparecem nos artigos aqui selecionados, uma tradição pelo respeito às diferenças na busca do rigor científico, o HCTE/UFRJ se vê, aqui, representado em toda a sua diversidade intelectual.

    Todos os trabalhos completos desta edição do congresso, entre outras informações, estão disponíveis neste link.

  • Anais Scientiarum Historia II
    v. 1 (2009)

    No ano de 2008 o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, ao completar quatro anos de reconhecimento pela CAPES, decidiu realizar seu primeiro congresso, reunindo investigadores não só do Rio de Janeiro, mas de diferentes pontos do Brasil e do exterior. Como se observou na época, para um primeiro congresso desta natureza, organizado com parcos recursos e num tempo relativamente exíguo, foi surpreendente a resposta do público, que acorreu em número bem maior do que se supunha inicialmente. Encorajados com a resposta e a decidida participação de quase duas centenas de participantes, os organizadores decidiram este ano realizar uma nova versão do congresso, porém de forma mais ampla e com maior divulgação. Desde o início surgiu uma forte disposição de inúmeros colegas portugueses para que este congresso fosse de natureza binacional, englobando Brasil e Portugal. A idéia foi encampada imediatamente como uma contribuição das mais positivas. Este foi um fator decisivo para que se trabalhasse com mais afinco ainda, uma vez que um congresso binacional aumenta a responsabilidade de quem o organiza, mas também tem o potencial de dar resultados muito mais ambiciosos e duradouros, além de ensejar um fortalecimento das relações e colaborações investigativas entre pesquisadores dos dois países. A perspectiva que se apresenta é, portanto, bastante auspiciosa, e temos certeza de que tudo será feito para que as expectativas de todos se tornem realidade.

    Os resumos da segunda edição do Congresso Scientiarum Historia estão disponíveis aqui.

     

  • Anais Scientiarum Historia I
    v. 1 (2008)

    O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ é de natureza transdisciplinar e congrega docentes e discentes de várias áreas acadêmicas e científicas. Ao completar quatro anos de reconhecimento pela CAPES, este novo programa, o único na universidade que não está diretamente vinculado a qualquer unidade da UFRJ, mas que congrega os esforços de docentes de várias delas, decidiu realizar seu primeiro congresso, que reúne pesquisadores não só do Rio de Janeiro, mas de diferentes pontos do Brasil e do exterior. Este congresso é uma oportunidade para se apresentar e discutir as pesquisas em curso e futuras na área, trocar idéias, propor novos rumos e ações, bem como colaborações de natureza diversa.

    Os resumos da primeira edição do Congresso Scientiarum Historia estão disponíveis aqui.

    As atividades estão sumarizadas neste link.

     

     

  • Template da Revista Scientiarum Historia
    v. 1 n. 1

    Template da Revista Scientiarum Historia