Anais do congresso Scientiarum Historia X

Criatividade é a saída!

  • Valentin Hauy
Palavras-chave: Congresso Scientiarum Historia, HCTE, UFRJ, História, Ciências, Epistemologia

Resumo

Em qualquer circunstância humana a criatividade é sempre o melhor ponto de vista. Ser criativo permite entender, inclusive, o quê não é criativo, o corriqueiro. Nunca o contrário. Eis porque festejamos a criatividade como a arma cognitiva mais apropriada para os nossos tempos.


O brasileiro gosta de se fazer criativo. É a posição a partir da qual ele tenta entender o mistério de ser brasileiro. Está na hora de provar que o brasileiro é criativo.


Nesses tempos de muita perplexidade no país, estamos comemorando a 10ª edição do Congresso Scientiarum História, uma realização do nosso Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE).


O que é ser criativo nas ciências, nas artes e na ética no Brasil? Nossa pergunta não é retórica. Ela requer uma exposição de ideias, discussão, debates, como forma de vencer alguns dos nossos grandes problemas da atualidade.


O 10º Congresso Scientiarum História se realizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, nas dependências do CCMN-NCE-UFRJ, no campus Fundão. Convidamos a todos os alunos, professores, intelectuais e brasileiros em geral para participar das mesas de debate, das exposições de ideias, nas modalidades orais, nos pôsteres e no Botequim HCTE.
Refletimos sobre o Brasil, sobre as ciências, sobre as artes e sobre a nossa ética. Queremos sempre participar da (re)construção do Brasil.


No Xº Congresso realizamos uma reflexão límpida e interdisciplinar acerca do Brasil e do mundo em que vivemos, como chegamos até aqui nos ramos do conhecimento, das artes e da ética, e quais são os desdobramentos possíveis. Para isso, contamos com inúmeros pesquisadores e agentes oriundos dos diversos campos de atuação: filósofos, matemáticos, físicos, biólogos, antropólogos, artistas, espiritualistas etc.


Nosso motor e inspiração é a CRIATIVIDADE. Por ela focamos nos temas ciências, artes e ética. Entretanto, o SH X se abriu para comunicações em outros temas, tais como, o papel da universidade na construção de avanços nas ciências e nas artes, a produção de conhecimento, a ética brasileira, as experiências em ensino e produção de conhecimento, a pulsante ciberesfera, com seus hackers e bitcoins, e, finalmente, uma discussão acerca dos rumos da interdisciplinaridade, tanto no contexto específico do HCTE, como na produção intelectual brasileira e mundial.


Todas essas questões são discutidas nos formatos tradicionais de mesas de debate, comunicações orais e pôsteres dialogados. Acrescentamos uma nova modalidade, o Botequim Filosófico HCTE. Aqui, em cinco minutos, em linguagem simples cada participante expõe sua ideia o mais claramente possível. Por tudo isso fizemos do SH X um evento marcante e diversificado que se engradeceu engrandecido pela participação de professores, estudantes e demais interessados. O espaço físico de realização do evento se deu nas dependências do CCMN e do NCE no campus do Fundão da UFRJ.


Este Livro de Anais é o produto de nosso Congresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

http://www.2017.sh.eventos.dype.com.br/
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Hauy, V. (2020). Anais do congresso Scientiarum Historia X. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 595. Recuperado de https://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/57
Seção
Anais do congresso