Os artistas e a ciência no nascimento da vida moderna
Resumo
O período compreendido entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX foi marcado por uma revolução nas ciências que moldou o que mais tarde seria definido como a vida moderna. Essa revolução influenciou e afetou todos os campos do conhecimento e das relações sociais. Neste artigo eu analiso como algumas das principais invenções e descobertas do período influenciaram artistas e movimentos, de maneira prática e filosófica, e como elas colaboraram para o surgimento da abstração nas artes visuais.
Downloads
Referências
HAFTMANN, W. Painting in the Twentieth Century Volume Two. New York: Praeger Publishers Inc., 1965.
IVES, C.F. Vincent van Gogh – The Drawings. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2005
KERN, S. The Culture of Time and Space – 1880-1918. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1983
LEWIS, M.T. Critical Readings in Impressionism and Post-Impressionism. Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press 2007.
MELCHER, D.; CAVANAGH, P. Pictorial Cues in Art and Visual. In: Art and the Senses. Oxford: Oxford University Press, 2010.
MUKAND, N. The Many Lives of Painting: The Evolution of Contemporary Painting in the Face of Claims of “The Death of Painting”. Munich: GRIN Publishing, 2015.
SANTOS, S. Crossing borders: the path of photomicrography towards artistic recognition. MIDAS [Online], 5 | 2015, Online since 04 December 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/875 Acesso em: 25 nov. 2019.
SCHIVELBUSCH, W. Disenchanted Night – The Industrialization of Light in the Nineteenth Century. Berkeley and Los Angeles, California: The University of California Press, 1995.
SHAPIRO, M. Worldview in Painting – Art and Society. New York: George Braziller, 1999.
THOMPSON, B. Impressionism – Origins, Practice, Reception. London: Thames & Hudson, 2000.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.