Projeto memória fotográfica em placas de vidro: preservação da memória do Observatório Nacional
Resumo
O presente projeto tem como objetivo a preservação da memória científica do Observatório Nacional, expressa no acervo histórico de 971 placas fotográficas em vidro. Mais de 100 anos de observações e registros em placas de vidro realizadas no campus do Observatório Nacional e nas expedições e campanhas nacionais e internacionais foram classificadas, higienizadas, digitalizadas e armazenadas. Este importante acervo contém imagens de eclipses totais e parciais do Sol e da Lua, planetas, campos e aglomerados estelares, cometas, asteroides, instrumentos científicos, cúpulas, edificações, sismogramas e magnetogramas e o cotidiano das expedições científicas. Essas imagens, principal resultado deste longo trabalho, estão agora disponibilizadas para toda a população.
Downloads
Referências
VEIGA, C.H.; SANTOS, K.T.; DIAS, M.L.; JUNIOR, R.N.S. Placas fotográficas do Eclipse de Sobral: Observatório Nacional preserva memória de um dos eventos mais importantes da ciência. Ciência Hoje, v. 56, n. 331, p. 34-39, nov. 2015.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.