Uma história da ciência apresentada pela sétima arte

Palavras-chave: Filme, Ciência, Educação, Divulgação científica

Resumo

Propomos neste trabalho uma análise do filme Einstein e Eddington, que pode ser tratado como uma obra de divulgação científica. A obra cinematográfica Einstein e Eddington faz uma leitura da relação entre o cientista alemão Albert Einstein e o cientista inglês Arthur Eddington, no período da Primeira Guerra Mundial, em que Eddington colabora para a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, durante o eclipse solar de 1919. A narrativa apresenta o ambiente de tensão política entre a Alemanha e a Inglaterra, centralizado nas expectativas científicas de Eddington e Einstein em estabelecer uma nova teoria da gravitação, sem preocupações com a situação sócio-política que está em curso no continente europeu. Acompanhamos Boaventura de Sousa Santos, quando propõe uma sociologia crítica da ciência e parte do princípio de que a ciência contemporânea deve ser analisada do ponto de vista socio-econômico-político. Nesse contexto, os critérios de validade científica e da competência do cientista são substituídos por sua lealdade política. O filme pode ser trabalhado com estudantes de diversos níveis, buscando desmistificar o caráter cumulativo e dogmático dos conhecimentos científicos, como normalmente é passado em boa parte do processo de educação formal no país.

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Referências

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DE SOUSA SANTOS, B. Da sociologia da ciência a política científica. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 1, 1978.
Publicado
2019-12-12
Como Citar
da Rocha, M. A. G., Tamiasso-Martinhon, P., da Silva, M. de L., Rocha, A. S., & Sousa, C. (2019). Uma história da ciência apresentada pela sétima arte. Revista Scientiarum Historia, 1, 7. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.52
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática