Famílias LGBTI+ na escola: da invisibilidade a negligência

Palavras-chave: Gênero. Escola. Diversidade familiar. Contexto social

Resumo

O presente trabalho compartilha uma reflexão sobre a importância e o impacto do tema inclusão LGBTI+ para os aparelhos ideológicos de Estado, dentro de um recorte família e escola. Traz elementos de ressonância na sociedade e disserta sobre futuras possibilidades, discutindo a relação vigente entre a instituição escolar e as famílias LGBTI+, ou seja, de que forma a escola tem dialogado com famílias constituídas a partir da homoparentalidade. Procura-se trazer exemplos de estratégias já utilizadas nesta construção relacional e a discussão introdutória sobre a capacitação dos profissionais de educação para receber e acolher famílias homoafetivas com filhos no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Antônio Quintela, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente Licenciado (2009) e Bacharel em História (2012), pela Universidade Gama Filho e Especialização em Filosofia, pela Universidade Estácio de Sá (2015). Durante 02 anos (2017-2019) fez parte do corpo social da Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), ministrando disciplinas – entre as quais “Filosofia e Ética”; “Relações Étnicos Raciais e Sociodiversidade”; “Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação”; entre outras – para graduandos em Enfermagem, Educação Física, Administração e Contabilidade. Atualmente, leciona História para jovens e adultos na instituição “SABER Sistema de Ensino”. Paralelamente, trabalha como Diretor da Associação de Famílias Homotransafetivas do Brasil (ABRAFH), entidade da sociedade civil organizada, que reúne famílias plurais na busca pelo reconhecimento social e pela legitimação de direitos, para além dos padrões heteronormativos tradicionalmente endossados. Coordenador do projeto "Magia da Leitura", do Departamento Educacional da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, filiada à Organização das Nações Unidas (filiada à ONU desde 1983) e participação no Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA), coordenado por Célia Regina Sousa da Silva (DFQ/IQ/UFRJ) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC), coordenado por Priscila Tamiasso-Martinhon (DFQ/IQ/UFRJ). É ainda doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Unversidade Federal do Rio de Janeiro.

Maira Monteiro Fróes, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monteiro Fróes is associate professor at Federal University of Rio de Janeiro. Dr. Fróes holds MSci and PhD in Biological Sciences (Biophysics) at Federal University of Rio de Janeiro, complemented at Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, New York, and a postdoctoral experience at Collége de France. She leads investigations in basic experimental science, covering biophysics and systems neuroscience, and its applications to the interface of the contemporary arts and an emerging experimental neuroepistemology. 

Priscila Tamiasso Martinhon, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química (1997), Licenciatura em Química (1997) e Complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques – LISE (2005-2008). Atualmente é professora do Instituto de Química, e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado
2023-02-08
Como Citar
Quintela, A., Monteiro Fróes, M., & Tamiasso Martinhon, P. (2023). Famílias LGBTI+ na escola: da invisibilidade a negligência . Revista Scientiarum Historia, 1(1), e366. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.366
Seção
Educação, Cultura e Cidadania