Design, artesanato e arte: algumas considerações sobre suas interseções e distinções

Palavras-chave: Design, Artesanato, Arte

Resumo

Este pequeno trabalho tem a intenção de discutir aspectos referentes às questões da diferenciação simbólica entre as práticas do Campo da arte, do artesanato e do design. Com intuito de investigar onde estão as fronteiras que separam os campos e os eventuais elos que os conectam, considerando a flexibilidade e a porosidade destas divisões. Estabelecendo uma breve análise dos espaços expositivos e as relações de poder intrínsecas nas legitimações oriundas dessas instituições, que hegemonicamente entendemos como um lugar destinado a apreciação e/ou comercialização destes objetos criativos ou carismáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Cipiniuk, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)

ossui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, historia social da arte, comunicação visual e representação social da imagem. Líder de grupo de pesquisa registrado no Diretório do CNPq.

Referências

BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica social do julgamento. 2ª Edição. Porto Alegre: Editora Zouk, 1979.

CANCLINI, N. G. As Culturas Populares no Capitalismo. 1ª Edição. São Paulo: Editora Brasiliense S.A, 1982.

CANCLINI, N.G. Diferentes, Desiguais e Desconectados – Mapas da Interculturalidade - 1ª Edição. Rio de Janeiro: EDITORA UFRJ 2004.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. 4 ª Edição. São Paulo: EDUSP, 2015.

CIPINIUK, A. Design: O livro dos Porquês – O Campo do Design Compreendido como Produção Social - 1ª Edição. Rio de Janeiro: EDITORA PUC-RIO 2014.

FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. de. Psicologia – Uma (nova) introdução. 3. Ed. São Paulo; EDUC. 1945

TERRA, M. Objetos de design, peças artesanais e obras de arte. Similaridades e distinções das práticas criativas. Dissertação (Mestrado em Design). Departamento de Artes e Design. Puc-Rio. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.

Publicado
2019-12-10
Como Citar
Terra, M., & Cipiniuk, A. (2019). Design, artesanato e arte: algumas considerações sobre suas interseções e distinções. Revista Scientiarum Historia, 1, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.34
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade