Observatórios no Império e as Práticas de Astronomia dos alunos da Escola Militar

Palavras-chave: Escola Militar. Imperial Observatório. Cartografia. Náutica.

Resumo

Resumo. Determinar a posição de um ponto sobre a superfície da Terra envolve o uso de métodos da astronomia esférica conjugados com observações de fenômenos astronômicos específicos. Estas determinações são vitais para as áreas de Cartografia e Náutica. Os alunos da Escola Militar tinham que aprender tanto os elementos da teoria quanto a prática de observação. Pretende-se mostrar as condições em que se deu este aprendizado durante o Império. Ao longo dos 78 anos desde a sua criação em 1810, a Escola Militar passou por 11 reformas de estatutos que alteraram o currículo mexendo na sua estrutura e duração dos seus cursos. Após cada reforma, buscou-se a existência da cadeira de astronomia e de um observatório de apoio às aulas, dando especial atenção às condições de fundação do Imperial Observatório do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que, até cerca da metade do século, os alunos da Escola Militar não tiveram aulas práticas. A fundação do Observatório da Escola Politécnica em 1881 abriu uma nova era, permitindo reunir alunos das três escolas para que todos tivessem práticas de observação.

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Biografia do Autor

Jose Adolfo de Campos, Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Astrônomo: Graduação em Astronomia, Departamento de Astronomia/Instituto de Geociências, UFRJ.

Mestre em Ciências (M.Sc): Mestrado em Informática Educativa, Instituto de Matemática/NCE, UFRJ.

Doutor em Ciências (D.Sc): Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Ciência, HCTE/UFRJ.

Referências

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• BRASIL, 1874b. Dá Estatutos a Escola Politécnica. Decreto n. 5600 de 25 de abril de 1874.
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Publicado
2022-05-10
Como Citar
de Campos, J. A. S. (2022). Observatórios no Império e as Práticas de Astronomia dos alunos da Escola Militar. Revista Scientiarum Historia, 1, e339. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.339
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática