Análise trigonométrica aplicada à identificação de padrões dinâmicos em dados temporais de game neuropsicopedagógico

Palavras-chave: Padrões. Trigonometria. Ângulo de deflexão. Game neuropsicopedagógico. Cognição.

Resumo

Padrões dinâmicos são esperados em sistemas de comportamento não linear. Sua caracterização matemática, no entanto, é frequentemente um desafio. Ações realizadas por jogadores em cliques pelo mouse no Jogo dos Elásticos refletem alterações de comportamento cognitivo. Nós desenvolvemos um método analítico, cujo parâmetro, o ângulo de deflexão, é definido a partir de diferenças angulares geradas por tratamento trigonométrico do tempo entre ações, assumido como uma variável dependente em nosso modelo. O tratamento estatístico sugere três grupos aparentemente distintos.  Também detectável um comportamento oscilatório da variável tempo, sugerindo um sistema tendente ao equilíbrio, dinâmico.

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Biografia do Autor

Myriam kienitz Lemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História das Ciências Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/NCE/PPGI/UFRJ). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade Barra Mansa (UBM). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase em Supervisão e Administração Escolar e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valença em Orientação Educacional. Auditora Interna Líder ISO 9000 pela FAETEC. Experiência na Educação com ênfase na Orientação e Supervisão Educacional, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e docência do Ensino Superior. Vínculo Profissional Atual: Supervisora Educacional na FAETEC; professora universitária no Centro Universitário Geraldo Di Biase lecionando nos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica e Produção); Sistemas de Informação, Letras e Graduação Tecnológica em Gestão de RH. Professora de Metodologia da Pesquisa Científica da Pós Graduação em Cálculo Estrutural, Segurança do Trabalho e Gestão de Obras e Projetos. Experiência profissional anterior: Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional na Escola Leonardo da Vinci; tutora de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia pela UNIRIO (CEDERJ); Supervisora Educacional pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda; produtora de Aulas Digitais de Matemática pelo Projeto Educopédia (SME-RJ). Bolsista DTI-C pelo Cnpq Projeto PROUCA JEPETTO - Gerador de Games Inteligentes. Áreas de estudo e interesse: fractais, metacognição, neuropedagogia, cognição humana, neurociências, qualidade, tecnologias aplicadas à educação, educação corporativa e desenvolvimento humano. Orientadora de Projetos de Iniciação Científica (PIC).

Marcelo Miranda Barros, Universidade Federal de Juiz de Fora

Desenvolve pesquisas relacionadas à Geometria Fractal e Fenômenos Complexos desde 2005, incluindo desenvolvimento científico e tecnológico. Trabalha no desenvolvimento de métodos e ferramentas para a caracterização de fenômenos e dados complexos e no desenvolvimento de dispositivos altamente eficientes e multifuncionais. Líder do grupo de pesquisa FRACTALIZE: Modelagem Fractal nas Ciências e Engenharias. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado e doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2007 e 2011). Atualmente é professor adjunto no departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF e pesquisador do LIMON (Laboratório Interdisciplinar de Modelagem Numérica). PROJETOS: 1) Caracterização de dados complexos 2) Eficiência mecânica de estruturas porosas multi-escala. 3) Geração de energia por vibração e materiais piezoelétricos. 4) Caracterização de estruturas complexas via comportamento dinâmico. 5) Eficiência mecânica de fundação/ancoragem ramificada.

Maira Monteiro Fróes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monteiro Fróes is associate professor at Federal University of Rio de Janeiro. Dr. Fróes holds MSci and PhD in Biological Sciences (Biophysics) at Federal University of Rio de Janeiro, complemented at Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, New York, and a postdoctoral experience at Collége de France. She leads investigations in basic experimental science, covering biophysics and systems neuroscience, and its applications to the interface of the contemporary arts and an emerging experimental neuroepistemology. She is also the coordinator of the interdisciplinary group Anatomy of Passion, founder and head of the joint Laboratories of Advanced Methods and Epistemology, and research director at both the Institute Tercio Pacitti of Computational Applications and Research, and the Graduate Program of History of Sciences and Technics and Epistemology. Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-doutorado no Collège de France (Chaire de Neuropharmacologie) em 1999. É Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1996. Pesquisa científica em biofísica de sistemas e neurobiologia de sistemas. Compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ. Vem atuando desde 2015 como professor responsável pela disciplina EET-100 Tecnologia e Desenvolvimento Social, da Escola Politécnica da UFRJ. É professor orientador permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, membro fundador do Rio SfN Chapter, pesquisador-associado do PACC UFRJ e pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2). É ainda TEDx e Salzburg Global Fellow. É Professor Associado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, tendo fundado em 2014 o Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões, e o complexo Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, centro de laboratórios, articulados em redes transdisciplinares de pesquisa, extensão e graduação. Afiliações a sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento SBNeC, Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva SBCC, Society for Neuroscience SfN, Sociedade Brasileira de Computação SBC. ORCID https://orcid.org/0000-0002-3690-5245 ( SCOPUS https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=7801538566 (ID 7801538566 ) RESEARCHER ID https://publons.com/researcher/2681532/maira-m-froes/ (A-2548-2013) http://www.lamae.nce.ufrj.br/ http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com.br/ froes@nce.ufrj.br anatomiadaspaixoes@hcte.ufrj.br

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Publicado
2021-06-17
Como Citar
kienitz Lemos, M., Barros, M. M., Kurt Kienitz, W., & Fróes, M. M. (2021). Análise trigonométrica aplicada à identificação de padrões dinâmicos em dados temporais de game neuropsicopedagógico. Revista Scientiarum Historia, 1, 11. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.279
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente