Epifanias Literárias: Poéticas de acontecimentos na cidade

Palavras-chave: Arte. Cidade. Espaço urbano. Consciência.

Resumo

O espaço na cidade é um lugar extremamente revelador de um modo de vida dos citadinos, em seus aspectos culturais, sociais e políticos. Todas as coisas que acontecem sinalizam questões e ou tensões, que deixam marcas e ecoam sentimentos sobre a cidade que vivemos e a cidade que queremos. Assim, esse artigo propõe analisar algumas manifestações de escritas nos muros da cidade, designados por essa pesquisadora como Grafite Literário (GL). Os GLs são frases, poemas geralmente curtos, desenvolvidos em diferentes técnicas de impressão, cheios de significados e discursos, sejam eles políticos, poéticos e ou literários, uma verdadeira epifania na cidade. Procura-se identificar possíveis relações, transgressões e ou conflitos desses escritos na pele dos muros, nas suas mais variadas formas de expressão, abordando conceitos da arte urbana, arte e ativismo, poesia e suas relações com o estados de consciência do homem metropolitano, buscando uma visão transdisciplinar e epistemológica dos acontecimentos mais recentes, instaurados nas áreas públicas da cidade do Rio de Janeiro, pelas fortes pressões sócio econômicas e políticas.

Palavras-chave. Arte. Cidade. Espaço Urbano. Consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUROCO, L. Atrocidades Maravilhosas e Tupinambá Lambido: ocupações imagéticas na cidade do Rio de Janeiro entre Afeto Política e Arte. PÓS Revista do Programa de Pós - Graduação em Artes EBA/UFMG. v.9, n.18: nov.2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos . Acesso em: 20 outubro 2020.

FILHO, J. Daquelas tardes no Leblon” Rio de Janeiro: Frutos da Poesia disponível em: https://www.frutosdapoesia.com/nossos-autores . Acesso em: 20 outubro 2020.

HARVEY, D. O Direito à cidade. Revista Eletrônica Lutas Sociais, 2012, n.29. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18497/13692

Acesso em: 11 mar.2020.

IASI, M. L. Processo de Consciência. Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), São Paulo,1999.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MACIEL, A. A Transdisciplinaridade da consciência. Rio de Janeiro: Edite, 2018, p. 9-28.

MANDELLI, R. A Transdisciplinaridade da consciência. Rio de Janeiro: Edite, 2018, p. 113-140.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.

SELDIN, C. Da capital de cultura à cidade criativa: resistências a paradigmas urbanos sob a inspiração de Berlim. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

PENNA, J. C. O dispositivo questions théoriques. Seminário de pós-graduação: poética das ocupações, poéticas da intervenção – entre arte e ativismo, 2017. Disponível em: https://joaocamillopenna.wordpress.com/2017/03/ . Acesso em: 20 junho 2017.

SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio. (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1973. p. 11-25.

YADO, T. H. M. Sentidos no espaço urbano: os dizeres de Gentileza dentro e fora da cidade. Tese (Doutorado) - Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2016.

Publicado
2021-11-17
Como Citar
Monteiro, A. L. (2021). Epifanias Literárias: Poéticas de acontecimentos na cidade. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.258
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente