Iniciativas de aproximação entre as crianças e a cultura científica: experimentação, brincadeira e imaginação

Palavras-chave: Infância, Ciência, Ensino, Brincadeira, Metodologia

Resumo

Democratizar a educação científica na primeira infância contribui para o desenvolvimento cognitivo, auxiliando a aprendizagem em outras áreas. Forma também adultos preparados para viver e interagir com um mundo na era digital e da inteligência artificial. Visando esta realidade virtual e líquida, o ensino deve utilizar novos paradigmas. Passam a ter destaque a ludicidade, a imaginação, o compartilhamento, as vivências trazidas pela criança. A Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do ensino de Astronomia, traz um rico exemplo de aplicação desta nova abordagem. Apresentamos os princípios norteadores, uma discussão metodológica e exemplos comentados de práticas de aula.

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Biografia do Autor

Alexandre Humberto Andrei, Observatório Nacional/MCTIC

Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976); mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1982); e doutorado em Física - University of Cambridge (1988). É pesquisador titular no Observatório Nacional/MCTI; e pesquisador associado na European Space Agency-ESA/GAIA, Cordenador do WG Initial Quasar Catalog do CU3 e Membro do GBOT (Ground Base Optical Tracking) do CU3; no Micro-satélite NEAT; no Gaia Research for European Astronomy Training (GREAT/ESF), Corrdenador do WG Quasars; no International Earth Rotation Service (IERS); no Osservatorio Astronomico di Torino; no Observatoire de Paris; na University of York/CA; e Pesquisador Emérito no Observatório de Shanghai. É docente nas pós-graduações do ON/MCTI; e do Observatório do Valongo/UFRJ. Atua na International Astronomical Union (IAU); na Comissão 8 (Astrometry); Divisão A (Fundamental Astronomy); Comissão 8 (Astrometry); WG Astrometry by Small Ground-Based Telescope; WG Multi-waveband Realisations of International Celestial Reference System; e Divisão E (Sun and Heliosphere). É Bolsista de Pesquisa do CNPq; PI do Projeto CT-Infra da FINEP Heliometro (patente requerida); e PI do Acordo ON/MCTI-SHAO/CAS Brasil-China para Space Debris e Satélites de Navegação. Atua como acessor ad-hoc para o CNPq; FINEP; CAPES; FAPERJ; FAPESP; e FAPEMIG. Atua como revisor nos periódicos Astronomy&Astrophysics; Astronomical Journal; Astrophysical Journal; Planetary and Space Science; Advances in Space Research; Solar Physics; Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática; e Journal of Geophysics. Lidera as linhas de pesquisa de Astrometria, Fotometria e Astrofísica de Quasares; Sistemas de Referência (ICRS, ICRF, GAIA), Fotosfera Solar e Variações do Diâmetro Solar; Cinemática e Distância de Anãs Marrons; Clima Espacial; e Space Debris e Satélites de Navegação. Atua no Projeto Internacional de Astrometria e Ocultações no Sistema Solar.

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Publicado
2022-02-01
Como Citar
de Jesus, M. C., & Andrei, A. H. (2022). Iniciativas de aproximação entre as crianças e a cultura científica: experimentação, brincadeira e imaginação. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.257
Seção
Educação, Cultura e Cidadania