Operações psicopolíticas dos evangélicos durante as eleições presidenciais de 2018

Palavras-chave: Teoria psicopolítica, Eleições presidenciais, Religião, Grupos evangélicos, Trânsito religioso

Resumo

O presente trabalho é uma resposta à análise feita por Evandro Vieira Ouriques em sua conferência intitulada “Desobediencia psicopolítica frente al perspectivismo de la gobernancia y sus políticas públicas: el caso de Brasil” apresentada em Setembro de 2018 na Universidad de La Plata na Argentina. Este ensaio estende a discussão iniciada pelo autor na perspectiva das  operações psicopolíticas dos diferentes grupos denominados evangélicos em ação nas eleições presidenciais de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Dias Marianno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora, professora e administradora. Tem experiência em gestão empresarial, gestão de pessoas e gestão do conhecimento. Realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CEDERJ). É Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT). Possui mais de 20 anos de docência no ensino superior atuando em diversas IES brasileiras, incluindo a Fundação Getúlio Vargas. Universidade Federal do Rio de Janeiro é a mais recente, com a qual se mantém vinculada como pesquisadora. Coordena o Network latino americano sobre o pensamento processual de Alfred North Whitehead, é membro do International Process Network (IPN) e Fellow Researcher do Center For Process Studies (CPS). A pesquisa doutoral está centrada em Epistemologia, Mediação de Conflitos e Diversidade de Gênero.

Evandro Vieira Ouriques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

MARIANNO, Lília Dias. Diversidade de gênero versus intolerância religiosa. O conflito sob as lentes da lógica e da antropologia hiperdialética. Publicado em: Julho de 2017. Disponível em: https://ufrj.academia.edu/liliamarianno. Acesso em: 16/10/2018.

POULAIN, Jacques. Sobre la capacidad de juzgar. Volumen II, Colección Teoría Psicopolítica. Universidad de La Frontera-Chile, Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil, Universidad Nacional de La Plata, Argentina, Universidade do Porto, Portugal e Universidade de Groningen-Holanda, 2017.

OURIQUES, Evandro Vieira. Comunicação, educação e cidadania: quando diversidade e vinculação social são apenas um. in Saúde e Cidadania, Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nº 1, Vol. 1. UFRJ: Brasil.

___________. Território mental: o nó górdio da democracia. in Revista Democracia Viva, IBASE. Nº 49, maio de 2009. IBASE: Brasil.

____________. Desobediência psicopolítica frente al perspectivismo de la gobernancia y sus políticas públicas: el caso de Brasil. in SAINTOUT, Florencia; MARROQUÍN, AMPARO; DEL VALLE, Carlos. Comunicación, política y ciudadanía. CLACSO: Argentina. Disponível em: https://ufrj.academia.edu/EvandroVieiraOuriques Aces-so em 16/10/2018.

____________. Teoria Psicopolítica: a emancipação dos aparelhos psicopolíticos da Cultura. Volumen I, Colección Teoría Psicopolítica. Universidad de La Frontera-Chile, Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil, Universidad Nacional de La Plata, Argentina, Universidade do Porto, Portugal e Universidade de Groningen-Holanda, 2017.
____________. A teoria psicopolítica como renovação da teoria social e da filosofia. In: ROJAS C.V.; ECHETO, V. S. (Editores). Crisis, comunicación y crítica política. Quito/Equador: CIESPAL. p. 310-341.
TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (2006). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes.
Publicado
2020-11-07
Como Citar
Marianno, L. D., & Ouriques, E. V. (2020). Operações psicopolíticas dos evangélicos durante as eleições presidenciais de 2018. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 11. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.236
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente